Futebol/Santiago Sul: Académica da Praia consagrado campeão da época 2019-2020

Cidade da Praia, 17 Jan (Inforpress) – A Associação Regional de Santiago Sul (ARFSS) decidiu este sábado, 16, consagrar a Académica da Praia como campeão da época 2019-2020, competição que foi interrompida, em Março do ano passado, a quatro jornadas do fim, devido ao surto da covid-19 no País.

Esta decisão saiu de um encontro entre a direcção da ARFSS e os clubes filiados, que também debruçaram sobre o início da próxima época futebolística, que, conforme a decisão do Conselho Nacional do Desporto, deve ser disputada de forma gradual, consoante a situação epidemiológica em cada ilha e o nível de risco de cada modalidade.

Na altura da interrupção do campeonato, a Académica da Praia liderava o campeonato com 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (Boavista e Travadores), faltando quatro jornadas para o seu término.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na sua última reunião da assembleia-geral, apontou o iniciou dos campeonatos regionais a partir do mês de Fevereiro.

Na ocasião, Mário Semedo anunciou ainda que o campeonato nacional poderá ser disputado no final de Maio, na ilha do Sal, “por ter melhores condições a nível de infra-estruturas e logísticas”.

Para a retoma das actividades assegurou que a FCF vai assumir algumas responsabilidades, nomeadamente o apoio financeiro aos clubes e as despesas com as realizações dos jogos.

Esta sexta-feira, 15, o Governo, através do ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, decidiu pela retoma das actividades desportivas, mas sem presença do público, e definiu vários níveis de risco para cada modalidade.

Segundo o ministro, esta decisão é fruto de um amplo diálogo com todas as federações desportivas, com o comité olímpico e paraolímpico, entre Julho e Agosto de 2020, onde foi elaborado um conjunto de orientações sanitárias para a retoma da actividade desportiva.

OM/ZS
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos