Futebol/Mundial´2026: Selecção nacional inicia treinos para a recepção a Angola com 12 convocados

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – A selecção nacional de futebol sénior masculino realizou hoje, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, o seu primeiro treino para o jogo desta quinta-feira, 16, com Angola, contando com 12 dos 24 convocados pelo seleccionador nacional Bubista.

Vozinha, Pico, Diney, Bebé, Cuca, Ryan Mendes, Willy Semedo, Hélio Varela, Garry Rodrigues, Jamiro Monteiro e Steven Moreira foram os jogadores que estiveram às ordens da equipa técnica.

Em conferência de imprensa, antes deste primeiro apronto, o capitão Ryan Mendes disse acreditar ser desta vez que Cabo Verde pode alcançar o objectivo de marcar presença numa Copa do Mundo.

No entanto, reconheceu que esse objetivo não vai ser fácil, uma vez que, conforme observou, Cabo Verde vai sempre defrontar as melhores seleções da África.

Ryan Mendes disse que a selecção vai começar essa caminhada para o Mundial`2026 bem preparada e na máxima força para vencer Angola, não obstante, as derrotas nos dois últimos jogos amistosos, contra a Argélia e os Comores.

“No nosso último jogo, no Estádio Nacional, vencemos o Burkina Faso e qualificamos para o CAN´2023, vamos ficar com essa imagem. Tudo de positivo que aconteceu nos últimos dois jogos vamos tentar transportar para o jogo com a Angola”, precisou.

Em relação ao facto do jogos ser realizado a partir das 18:00 disse que não vai mudar muita coisa, uma vez que estão habituados a jogar neste horário nos seus respectivos clubes

“Espero que o facto possa trazer mais público ao Estádio Nacional, mesmo sendo longe, que pode ser um pouco complicado para algumas pessoas, que têm os seus trabalhos e outras responsabilidades”, notou.

Por sua vez, Hélio Varela, jovem avançado de Portimonense (Portugal), disse que é um orgulho pessoal e familiar estar a representar a selecção de Cabo Verde e prometeu ajudar e estar sempre disponível para ajudar a equipa.
Hélio Varela, que estreou nas convocatórias de Bubista para os amistosos com Argélia e Comores realizados em Outubro, considerou que a sua integração no seio do grupo tem sido ” fácil”.

O extremo, de 21 anos, que chega à selecção depois de marcar pelo Portimonense, na vitória, por 2-1 sobre o Chaves, disse que quer aproveitar esse bom momento para ajudar a seleção de Cabo Verde.

Cabo Verde estreia-se na quinta-feira, 16, às 18:00, diante de Angola, no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, em partida a contar para a primeira jornada do grupo D.

De acordo com o calendário da FIFA, Cabo Verde volta a jogar cinco dias depois, no dia 21, com a congénere da Eswatini, antiga Suazilândia, em jogo da jornada, a ser disputado no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) às 15:00 (12:00 em Cabo Verde), num grupo que integra ainda as selecções da Líbia, dos Camarões e das Ilhas Maurícias.

A fase final do Mundial’2026 vai ser disputada de 08 de Junho a 19 de Julho de 2026 no Canada, Estados Unidos da América e México, e contará, pela primeira vez, com 48 selecções, sendo nove do continente africano, um aumento de mais quatro selecções em relação ao último mundial.

Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções (grupo de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.

Os quatro melhores segundos vão disputar uma final-four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos no Mundial.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos