Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol: Mindelense lidera “ranking” dos clubes cabo-verdianos

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O Mindelense lidera o “ranking” dos clubes cabo-verdianos, cujo “top cinco” é constituído ainda pelo Sporting da Praia, Dérbi (São Vicente), Boavista da Praia e Académica do Sal, de acordo com dados divulgados hoje pela FCF.

Segundo informações da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que contou nesta iniciativa com a parceria da SportsMidia, o Club Sportivo Mindelense lidera o ranking com 3.253,2 pontos, seguido do Sporting Clube da Praia com 2.913,4 pontos, do Futebol Clube Dérbi com 1.179,5 pontos, do Boavista Futebol Clube da Praia 997,6 pontos e a Associação Académica do Sal com 936,1 pontos.

Segundo o coordenador do projecto,  o jornalista desportivo Marcos Fonseca, os critérios de avaliação foram consensualizados numa reunião entre a SportsMidia e a direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

“Foram apresentadas propostas, mas também foram apresentados e alterados dados e assim consensualizados e chegamos a um critério de avalização”, explicou.

De acordo com a mesma fonte, na avaliação foram levados em conta critérios como vencedor da Super Taça, equivalente a 50 pontos, na Taça de Cabo Verde o vencedor recebeu 80 pontos e o vice-campeão 20, enquanto aos clubes que conseguiram atingir a meia-final foram atribuídos 12 pontos.

A participação dos clubes no Campeonato Nacional, informou ainda, equivale a 10 pontos e ao vencedor da prova foi atribuído 120 pontos, o vice vale 25 pontos, as equipas que conseguirem atingir as meias-finais da competição têm direito a 15 pontos e cada jogo que os clubes fizeram na prova equivale a três pontos.

“A cada vitória que os clubes conseguiram fazer no Campeonato Nacional têm direito a cinco pontos, o empate vale um ponto, porém cada derrota vale uma penalização de meio ponto”, acrescentou.

Conforme disse o coordenador, foi através desses critérios e aplicação de fórmulas que foram encontradas as pontuações decrescente de cada clube que já participaram nesta competição para a composição do “ranking”.

“Nestas três competições já participaram cerca de 68 clubes, mas, no entanto, alguns já não existem e a ilha de Santo Antão já participou uma vez com uma equipa mista que na época serviu para incentivar o campeonato na ilha”, argumentou.

Marcos Fonseca afirmou ainda que também juntando o desempenho de cada equipa dividida por região desportiva, foi possível fazer um “ranking” em termos de regiões, com  Santiago Sul a liderar, seguida de São Vicente, do Sal, do Fogo, de São Nicolau, da Boa Vista, da Brava, do Maio, de Santo Antão Sul e Norte e Santiago Norte. 

O ranking dos clubes em Cabo Verde, a partir da data da Independência nacional, 05 de Julho de 1975, é um projecto que foi desenvolvido pela SportsMídia, sob a coordenação do jornalista desportivo Marcos Fonseca.

Pretende-se com o referido trabalho facultar à comunidade desportiva informações precisas sobre os resultados das competições, assim como o desempenho das equipas e o posicionamento delas a nível nacional.

DM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos