Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol/Inter-Ilhas: Antigo treinador de São Nicolau elege Santiago e São Vicente como selecções favoritas

Ribeira Brava, 03 Jul (Inforpress) – O antigo treinador da selecção de São Nicolau, Emanuel Gomes, elegeu Santiago e São Vicente como as favoritas para vencer a Taça Independência, que se realiza de 05 a 16 do corrente, nos dois concelhos de São Nicolau.

Emanuel Gomes, que comandou o colectivo de São Nicolau na penúltima edição da prova, também conhecida como torneio inter-ilhas, disputado em Santo Antão (2013), afirmou que há três ou quatro equipas que poderão estar entre as favoritas, mas que há que respeitar Santiago e São Vicente pelos respectivos históricos na competição.

“Santiago é sempre um favorito porque tem estado sempre a ganhar o inter-ilhas, depois temos São Vicente  que é um outro favorito, porque o campeão nacional está lá”, afirmou aquele homem do futebol, reforçando que, no seu caso pessoal, se fosse jogar com qualquer um desses adversários tinha que ter as estatísticas em conta para poder saber o que fazer.

Quanto à equipa de São Nicolau, Emanuel Gomes, hoje com 60 anos, disse acreditar que a mesma já deve ter uma boa organização, no sentido de ter as condições para realizar um bom campeonato.

“Um treinador quando faz uma selecção nunca irá agradar toda a gente. Uns acham que o jogador A deveria estar, que o B deveria também, que o C não deveria estar, mas penso que, pelo facto de ter vivido esta situação, cada treinador, conforme pensa e deseja para o seu esquema táctico e técnico, dentre outros, idealiza a sua selecção e convoca jogadores que o dão garantia”, prosseguiu.

Emanuel Gomes disse ainda achar que São Nicolau está com “um bom lote” de jogadores, que jogam fora e na da ilha.

“Salvo algum sector ou outro que vi alguma fragilidade, que ao que parece está a ser resolvido com a chegada de novos elementos, penso que têm todas as condições para fazerem um bom inter-ilhas”, pontuou.

Em relação ao público amante do futebol, o antigo seleccionador de São Nicolau frisou que, por aquilo que tem visto ultimamente, no futebol, este “melhorou bastante”, tanto na Ribeira Brava, como em Tarrafal.

“Penso que principalmente no Tarrafal haverá boas enchentes”, acrescentou Emanuel Gomes, para quem deve haver também condições de transportes para trazer o público a São Nicolau.

A Taça Independência, prova da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, realiza-se de 05 a 16 do corrente nos dois concelhos de São Nicolau, Ribeira Brava e Tarrafal, e envolve as selecções regionais das nove ilhas habitadas do país mais a Diáspora, que nesta edição vai estar representada pelos EUA.

A prova enquadra-se nas actividades alusivas ao 44º aniversário da independência nacional, que se celebra a 05 de Julho.

As dez selecções estão divididas por dois grupos de cinco selecções, cada.

A selecção de São Vicente, detentora da Taça Independência, vai defender o título integrando o Grupo B juntamente com as selecções regionais da Boa Vista, Santiago, Diáspora (EUA) e do Maio. Os jogos deste grupo acontecem no Estádio Municipal de Orlando Rodrigues, em Tarrafal.

O Grupo A é constituído pelas selecções regionais de São Nicolau, Santo Antão, Sal, Fogo e Brava, e os jogos serão realizados na Ribeira Brava, no Estádio Municipal Di Deus.

São Vicente é a ilha com maior de títulos conquistados nesta competição, cinco, seguida de Santiago, com quatro troféus, ao passo que Sal e Fogo têm uma conquista cada nas 11 edições já realizadas.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos