Futebol/Fogo: Vulcânico derrota Valência e aproveita empate do Botafogo nos Mosteiros para assumir a liderança

São Filipe, 29 Jan (Inforpress) – O Vulcânico derrotou hoje a formação de Valência por 1-0, no jogo do fecho da nona jornada, a última da primeira volta, e aproveitou o empate do Botafogo nos Mosteiros para assumir a liderança do regional do primeiro escalão.

Conhecendo os resultados dos seus adversários directos na corrida ao título, nomeadamente Botafogo, Académica e Cutelinho, que jogaram no sábado, o Vulcânico entrou no campo disposto a conquistar os três pontos para não voltar a desperdiçar a oportunidade de liderar o campeonato, como aconteceu na jornada anterior.

A iniciativa do jogo partiu do Vulcânico que aos 11 minutos conseguiu introduzir a bola na baliza de Valência, mas o árbitro assinalou uma falta atacante, invalidando o golo.

À medida que os minutos iam passando, a formação de Valência acreditou que podia conquistar os três pontos e aos 18 minutos teve a hipótese de fazer o marcador funcionar, mas o atacante não deu melhor sequência à jogada.

Aos 22 minutos, pediu uma grande penalidade, mas o árbitro não entendeu assim e mandou seguir o jogo.

Ainda antes do término do primeiro tempo, a formação de Valência desperdiçou outras duas oportunidades de golo, aos 33 e 40 minutos, enquanto o Vulcânico teve apenas mais uma oportunidade de golo.

O segundo tempo foi de domínio quase total de Valência que criou soberanas oportunidades para se adiantar no marcador aos seis (por duas vezes), 18, 23 e 35 minutos.

Já o Vulcânico chegou a introduzir, pela segunda vez, a bola na baliza adversária, aos 31 minutos, mas foi invalidado o golo por fora de jogo e aos 45 minutos, no momento em que o quarto árbitro levantou a placa com 10 minutos de compensação, numa das poucas jogadas de ataque, o Vulcânico, por intermédio do seu capitão, Kadú, na segunda tentativa, conseguiu rematar colocado, fazendo 1-0 para o delírio dos adeptos, equipa técnica e jogadores do Vulcânico.

Na sequência, o árbitro expulsou Bobana do Vulcânico, que estava no banco de reserva por palavras dirigidas, talvez à equipa de arbitragem.

Com esta vitória e mais três pontos, o Vulcânico assumiu, pela primeira vez, a liderança do campeonato regional que vai ter uma segunda volta “escaldante” com quatro equipas separadas por três pontos.

A formação do Botafogo, campeão regional em título, que liderou o campeonato nas primeiras oito jornadas, voltou a marcar passo na caminhada para a revalidação do título ao empatar, nos Mosteiros, frente ao Nô Pintcha a zero, o segundo empate consecutivo e caiu, assim para segunda posição com menos um ponto que o novo líder, Vulcânico e com outros dois a adversários na corrida ao título, Académica e Cutelinho, por perto.

O Botafogo queixou-se de arbitragem, já que alega ter marcado por duas vezes, mas que os golos foram anulados pela equipa de arbitragem, que no dizer dos dirigentes do Botafogo acabou por influenciar o resultado.

Neste momento, a formação do Botafogo tem menos um ponto que o Vulcânico e mais um ponto de vantagem em relação à Académica e dois do Cutelinho, deixando tudo em aberto para a segunda volta do campeonato que ao que será disputado a quatro – Vulcânico, Botafogo, Académica e Cutelinho.

A Académica, que entrou em campo conhecendo o resultado do Cutelinho, nos Mosteiros, que somou mais três pontos, não vacilou e goleou o lanterna vermelho do campeonato, o Desportivo de Cova Figueira, por 6-1, e no primeiro quarto de hora já estava a vencer por duas bolas a zero.

Ao mesmo tempo que Académica impunha uma pesada derrota ao Desportivo, o Nô Pintcha jogava contra o Botafogo, no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, retirando dois preciosos pontos à formação de São Filipe.

A anteceder o jogo Académica – Desportivo, no campo de São Lourenço, a formação de Unidos do Norte regressou às vitórias depois de uma série de derrotas, goleando o Grito Povo dos Mosteiros por 4-1, isolando-se no quinto lugar e com alguma vantagem em relação às equipas que estão na zona de rebaixamento para o segundo escalão.

Resultado dos jogos da nona jornada, a última da primeira volta:

Unidos do Norte 4 – Grito Povo 1, Cutelinho 1 – ABC de Patim 0, Académica 6 – Desportivo de Cova Figueira 1, Nô Pintcha 0 – Botafogo 0 e Valencia – Vulcânico.

Classificação após a realização dos jogos da nona jornada, a última da primeira volta: Vulcânico lidera com 21 pontos, seguido do Botafogo com 20, Académica 19, Cutelinho 18, Unidos do Norte 12, NO Pintcha dez, Valência nove, ABC de Patim com sete, Grito Povo com seis pontos e Desportivo de Cova Figueira com quatro pontos.

A segunda volta do campeonato regional do primeiro escalão promete com quatro equipas a perfilar na corrida ao título, sendo que o primeiro e o quarto classificados estão separados por três pontos. Três equipas são de São Filipe, nomeadamente Académica, Botafogo e Vulcânico e uma dos Mosteiros, Cutelinho.

Também no polo oposto, espera-se uma luta renhida na segunda volta para evitar a despromoção ao segundo escalão. Neste momento estão na zona de despromoção as equipas do Desportivo de Cova Figueira, última com quatro pontos, e Grito Povo, penúltima com seis.

O ABC de Patim com sete pontos, Valência com nove e No Pintcha com 10, não estão muito longe da zona de despromoção.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos