Futebol/Fogo: Spartak regressa às competições regionais depois do aval da Federação Cabo-verdiana de Futebol (c/áudio)

São Filipe, 18 Nov (Inforpress) – A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Spartak de Aguadinha regressa às competições regionais, nomeadamente campeonato regional do segundo escalão e taça Fogo, depois do naval da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

Durante o encontro realizado hoje com os dirigentes do primeiro e segundo escalões para calendarização dos jogos da Taça Fogo e o campeonato regional do segundo escalão surgiram alguns constrangimentos relativamente à inscrição e chegou-se a equacionar a sua não aceitação.

Depois de aturada discussão e de contactos estabelecidos com dirigentes da FCF, Adilson Barradas, que assumiu a liderança da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), devido ao impedimento de Pedro Fernandes Pires, disse que a solução foi encontrada junto da FCF após a direcção da associação ter colocado a necessidade de Spartak participar no campeonato regional do segundo escalão.

“Pedimos excepção para abertura da plataforma, com um timing certo, para permitir a inscrição do Spartak na plataforma”, disse Adilson Barradas, acrescentando que neste momento a responsabilidade está do lado de Spartak, no sentido de agilizar a inscrição.

Segundo o responsável, a equipa foi incluída nos calendários, tanto da Taça Fogo, como para campeonato regional do segundo escalão, e está tudo pronto para arrancar as provas com participação de Spartak, esperando-se que a equipa termine a inscrição no timing suficiente que vier a ser afixado pela FCF.

Assim, o campeonato regional do segundo escalão contará com a participação de 11 equipas dos três municípios da ilha do Fogo.

Para o dirigente do Spartak, Miguel Teixeira, a solução satisfaz a equipa porque, explicou, neste momento tem tudo organizado, pese embora alguns problemas com as inscrições, que segundo o mesmo não é apenas por culpa do Spartak.

“Falamos com a FCF e ARFF para poder fazer a inscrição e em cima da hora surgiu este constrangimento. Agradecemos a decisão e assim que foi determinado o tempo, vamos inscrever todos os jogadores dentro do limite na plataforma”, disse o dirigente, indicando que a preocupação era aceitação ou não, porque a equipa já começou a preparar a época e já tem duas semanas de treino.

Miguel Teixeira disse que neste regresso às competições o Spartak está a iniciar de zero, apostando nos jovens com idade entre 15 e 17 anos, com objectivo de tornar a levantar o nome da agremiação desportiva, acrescentando que o plantel está fechado com um total de 25 jovens, dos quais apenas um tem 27 anos e os demais com idade a oscilar entre 15 e 17 anos.

“Estamos a apostar fortemente nos jovens e trabalhar para se não for este ano, mas preparar para quando regressar ao primeiro escalão ter uma equipa bem organizada e estruturada como no passado”, explicou.

O Spartak, fundado no ano de 2002, participa desde a época futebolística 2002/03 no campeonato regional do primeiro escalão, tendo sido campeão na época 2014/15 e classificado por três vezes no terceiro lugar nas temporadas de 2008/09, 2009/10, 2015/16.

Conquistou a Taça Fogo em futebol na época 2006/07 e representado a ilha na taça de Cabo Verde, classificando-se no terceiro lugar.

Foi por duas vezes finalista da taça Fogo em futebol, nas épocas 2010/11 e 2019/20 e na época 2021/22 foi despromovido ao segundo escalão e em consequência disso não participou nas provas regionais na época 2022/23, regressando agora na época 2023/24.

Na reunião de hoje foi definido o calendário dos jogos do campeonato do segundo escalão, que deverá iniciar a partir de Dezembro, assim como da Taça Fogo, cuja primeira eliminatória será realizada também em Dezembro.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos