Futebol/Fogo: Início do campeonato regional adiado para 06 de Março e com jogos a meio de semana

São Filipe, 18 Fev (Inforpress) – O início do campeonato regional do primeiro escalão, no Fogo, programado para os dias 20 e 21, foi adiado para 06 de Março e com realização de três das nove jornadas da primeira fase a meio de semana.

O adiamento do arranque das actividades desportivas está relacionado com o atraso na abertura dos recintos desportivos do município de São Filipe, nomeadamente o estádio 5 de Julho e os campos de Lém (cidade) e São Lourenço (interior), o que só aconteceu no início desta semana, após a Delegacia de Saúde de São Filipe ter inspeccionado os espaços e emitir o seu parecer favorável.

Através de um comunicado distribuído aos clubes na quarta-feira, a Associação Regional de Futebol refaz a programação dos jogos, e indicou que os dois fins de semanas até ao final de Fevereiro destinam-se à realização de jogos de preparação das equipas para o arranque da prova, a 06 de Março.

O campeonato regional do primeiro escalão vai ser disputado em moldes diferentes dos anos anteriores e será realizado em duas fases.

Na primeira, as dez equipas do primeiro escalão, sendo sete de São Filipe, duas dos Mosteiros e uma de Santa Catarina do Fogo, vão jogar no sistema de todos contra todos a uma só volta.

Na segunda fase, as quatro equipas mais bem classificadas jogam entre si, no sistema de todos contra todos a duas voltas, para apuramento do campeão, enquanto as outras seis equipas jogam entre si, igualmente no sistema de todos contra todos a duas voltas para a manutenção, e as duas últimas serão despromovidas ao segundo escalão.

De acordo com o calendário dos jogos, três jornadas da primeira fase serão realizadas a meio da semana, quartas e quintas-feiras, nomeadamente a terceira, sexta e a nona jornada, de modo que a primeira fase termine a 15 de Abril.

A segunda fase e para apuramento do campeão que vai representar a ilha do Fogo na prova nacional decorrerá entre os dias 24 de Abril e 23 de Maio, estando previsto a realização dos jogos de uma jornada, a quarta da segunda fase, a meio da semana.

Para a primeira jornada, o destaque vai para os jogos entre Botafogo – Vulcânico, em São Filipe, e No Pintcha – Académica, nos Mosteiros.

Completam a jornada os jogos Nova Era – Desportivo de Cova Figueira, Cutelinho – Valencia e ABC de Patim – Spartak.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos