São Filipe, 02 Mar (Inforpress) – A câmara de São Filipe procedeu, quarta-feira, à entrega da segunda tranche do valor do subsídio atribuído, anualmente, às equipas do primeiro e segundo escalões do futebol do Fogo, a seis clubes que justificaram a primeira tranche.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, disse que as equipas do ABC de Patim, Botafogo, Unidos do Norte, Valência e Vulcânico, do primeiro escalão receberam o quantitativo de 50 mil escudos, correspondente a 50 por cento do valor global do subsídio, por terem justificado os 50 mil escudos recebidos em Janeiro.
Em relação ao primeiro escalão, apenas a equipa da Académica não recebeu por não ter justificado o valor até à data do processamento do subsídio às outras equipas.
A nível do segundo escalão, apenas a formação de Juventude de São Filipe recebeu a segunda tranche no valor de 37.500 escudos, faltando as equipas de Juventus de Curral Grande, Luzabril, Brasilim, União de São Lourenço e Atlântico.
Igualmente a edilidade disponibilizou mais 50 mil escudos à Associação Regional de Futebol do Fogo, correspondente a 50%.
No acto da entrega da segunda tranche, o vereador do Desporto disse que a câmara tem consciência de que “o valor não é suficiente” para todas as despesas dos clubes com alimentação, transporte e manutenção dos equipamentos para poderem participar nos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões, sublinhando que a câmara só não consegue dar mais devido aos avultados investimentos que está a realizar nas infra-estruturas desportivas.
João José Canuto pediu aos dirigentes das equipas presentes para se organizarem e apostarem nas escolas de iniciação desportiva de modo a garantir o futuro do futebol na ilha e para que São Filipe seja um verdadeiro município de campeões.
O objectivo do subsídio é contribuir para o desenvolvimento das diferentes modalidades e qualidade de desporto, melhorar a prática do desporto nas diversas modalidades desportivas, aumentar a competitividade, diversificar a prática desportiva no seio dos jovens, entre outros.
Além da entrega da segunda tranche do subsídio, a vereação do desporto da câmara de São Filipe, atendendo às reivindicações dos clubes de São Filipe, primeiro e segundo escalões que utilizem o campo de treino de Lém, dos prejuízos com perdas e danificação das bolas, começou a vedar o espaço com colocação de redes, segundo o vereador.
Quanto à formação em habilidades para dirigentes desportivos, promovido pelo Instituto do Desporto e da Juventude em parceria com a câmara de São Filipe, no âmbito do Programa de Capacitação de Agentes Desportivos, previsto inicialmente para 06 a 10 de Março, foi adiada para 13 a 17 devido a problemas nos transportes e logísticas.
A formação destina-se a agentes desportivos das ilhas do Fogo e da Brava e tem como objectivo principal fornecer-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para uma melhor administração e gestão de uma organização desportiva para cerca de três dezenas de dirigentes de diferentes modalidades desportivas.
JR/ZS
Inforpress/Fim