Futebol/Fogo: Botafogo consente empate em casa e fica obrigada a vencer Académica do Mindelo para passar à segunda fase

São Filipe, 11 Jun (Inforpress) – A equipa do Botafogo, campeã regional do Fogo, consentiu hoje, no campo de São Lourenço, um empate a um golo frente ao Barreirense do Maio, no jogo da quinta jornada do grupo C do campeonato nacional.

Com este resultado, a formação do Botafogo fica obrigada a vencer na última jornada da fase de grupos o líder do grupo C, Académica de S.Vicente, no jogo a realizar-se-á naquela ilha.

A partida de hoje teve duas etapas distintas, a primeira dominada pela formação que veio da ilha do Maio e a segunda dominada pelo Botafogo.

A equipa do Barreirense entrou melhor no jogo e empurrou a formação do Botafogo para o seu meio-campo e logo no primeiro minuto ficou perto do golo com Leça a rematar ao lado.

Apesar do domínio de jogo em termos de oportunidades de golos as duas equipas criaram igual número, três, tendo ambas as equipas acertado no ferro das balizas adversárias e os seus guarda-redes tiveram de evitar que as suas redes fossem alvejadas e por isso terminaram empatadas a zero golos.

Na segunda parte a formação do Botafogo entrou melhor e logo aos dois minutos, Victor ficou perto de golo e aos oito Menos numa arrancada pelo lado esquerdo acabou por ser travado dentro da área e o árbitro que veio da ilha do Sal não teve dúvidas e apontou para a marca de grande penalidade, tendo se transformado em golo, colocando a formação do Botafogo em vantagem.

Aos 12 minutos Sy, depois com um pormenor técnico de excelência, passou pelo defensor do Barreirense do Maio que lhe derrubou, à frente do assistente, mas nada foi assinalado, um lance muito reclamado pelo Botafogo.

Aos 17 minutos o Barreirense levou a bola à barra e depois praticamente jogou-se no meio-campo, com o Botafogo a explorar o contra-ataque.

Quando todos esperavam pelo apito final e para comemorar a vitória, a formação do Maio chegou ao golo.

Aos 50 minutos, último dos cinco de compensação dada pelo árbitro, na sequência de uma falta à entrada de área do lado direito como atacava o Barreirense, esta formação chegou ao golo numa jogada muito atrapalhado e com vários jogadores envolvidos e depois Leça a empurrar para o fundo da baliza do guarda-redes Jorge do Botafogo.

No final da partida, com várias cenas de indisciplinas e com jogadores das duas equipas envolvidas em trocas de palavras e empurrões e com o trio de arbitragem a ser muito contestado pelos jogadores e adeptos do Botafogo, levando agentes da polícia a fazer escolta do terreno de jogo para os balneários.

O treinador do Barreirense, Zé Badiu, disse que o objectivo era conquistar os três pontos que lhe permitia sonhar com a passagem para a segunda fase, o que não foi conseguido, adiantando que o empate demonstra a entrega da sua equipa que na próxima jornada, em casa, vai tentar vencer o último jogo para mostrar os seus adeptos que lutou para a passagem.

Já o técnico do Botafogo, Danilo Dinis reconheceu que a sua equipa entrou nervosa na primeira parte e jogou mal, mas que na etapa complementar dominou o adversário, lamentando, porém, o golo sofrido no último minuto devido a falta de atenção dos jogadores.

Este queixou-se, pelo menos, de um penalty “claro, que ficou por marcar pelo arbitro da partida o que poderia permitir à sua equipa conquistar os três pontos.

“Nada está perdido e o objectivo de passar a segunda fase continua. Vamos preparar e trabalhar para vencer a formação de Académica de S.Vicente, na última jornada, e garantir a qualificação”, disse Danilo Dinis.

Além do penalty que ficou por marcar, o trio de arbitragem não esteve bem no capítulo disciplinar sobretudo, pese embora tenha mostrado perto de 10 cartões, inclusive um vermelho para o treinador adjunto do Botafogo.

O grupo C do campeonato nacional é liderado pela Académica de S.Vicente, com 10 pontos, seguido do Botafogo com oito, Barreirense com cinco e Mindelense com quatro pontos.

Próxima jornada, a última da fase de grupo, Botafogo desloca-se a S.Vicente para defrontar Académica e Barreirense recebe o Mindelense.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos