Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol/Fogo: Arranque do campeonato regional do primeiro escalão adiado por uma semana

São Filipe, 09 Dez (Inforpress) – A direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) decidiu na sua reunião de quarta-feira adiar o arranque do campeonato por uma semana, iniciando assim a 18 de Dezembro, com os jogos da primeira jornada.

O presidente da ARFF, Pedro Pires, disse que existem “pequenos detalhes”, mas que são “importantes resolver e acertar” de modo a ter um arranque do campeonato com “maior tranquilidade possível”.

Alguns desses detalhes, explicou, relacionam-se com a própria inscrição das equipas na plataforma Cabo Verde FIFA Connect, observando que, por entender que há equipas que fizeram inscrição tardia, não é de todo razoável começar imediatamente, razão pela qual a direcção entendeu adiar o início do campeonato para o dia 18 de Dezembro.

“É uma decisão razoável que permite acertar alguns detalhes que são fundamentais para ter o arranque da época normal”, disse o presidente da ARFF, avisando que “vai ser um campeonato difícil dado as circunstâncias em que é organizado”.

Para Pedro Pires, será um campeonato possível, com algumas dificuldades e limitações, mas que vale a pena realizar devido à vontade dos dirigentes, árbitros, da Polícia Nacional e de outras entidades envolvidas.

Em relação ao primeiro escalão, todas as dez equipas estão inscritas, sendo uma, Spartak, com um número de jogadores inferior a 11, mas que espera poder regularizar até a próxima sexta-feira, 10 de Dezembro para poder participar na prova, já que, segundo o mesmo, trata-se de dificuldades administrativas.

Para a primeira jornada que serão disputados nos dias 18 e 19 de Dezembro, estão calendarizados os jogos, Juventude – Desportivo e Vulcânico – Académica (campo São Lourenço), Grito Povo – Botafogo e No Pintcha – Spartak (estádio Francisco José Rodrigues – Mosteiros) e ABC – Valência (campo São Lourenço).

A nível de segundo escalão, cujo campeonato arranca no dia 22 de Dezembro, duas equipas não conseguiram inscrever-se por problemas administrativos e organizacionais, nomeadamente Nova Era (São Filipe) e Parque Real (Santa Catarina).

Para  a poule formada pelas equipas do município de São Filipe, que inicialmente contava com sete equipas, a ausência da Nova Era implica, segundo Pedro Pires, a realização de um novo sorteio, o que deverá acontecer, o mais tardar, no início da próxima semana.

Para a poule constituída pelas equipas dos Mosteiros e de Santa Catarina, a ausência do Parque Real não implica a realização de novo sorteio, ficando assim este grupo com cinco equipas, com dois jogos por jornada, ficando em cada jornada uma equipa de fora.

A questão dos transportes também influenciou o adiamento do arranque da época 2021/22, referiu Pedro Pires, sublinhando que a associação tem esta semana e o princípio da próxima para equacionar este problema, sendo certo que a realização da prova implica ter dois autocarros, o que pressupõe que as câmaras devem apoiar com mais um para complementar o autocarro da ARFF.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos