Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol Feminino: Selecção nacional viaja hoje para Senegal para dois jogos amigáveis

Cidade da Praia,13 Set (Inforpress) – A selecção nacional de futebol feminino viaja hoje, às 18:00, para o Senegal, onde vai defrontar a congénere local em dois jogos amigáveis, marcados para 15 e 18 deste mês.

Em declarações à Inforpress, depois do último treino, realizado no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, a seleccionadora nacional Silvéria Nédio informou que a equipa viaja “bem preparada, apesar do cansaço muscular” para estes dois jogos.

“Fizemos dez sessões de treinos, que provocaram algum cansaço muscular, o que é normal, e algumas lesões pontuais, mas até o dia dos jogos vamos ter 80 por cento (%) de jogadoras recuperadas”, apontou.

A seleccionadora garantiu, por outro lado, que as 34 seleccionadas testaram negativo para a covid-19, estando assim todas aptas para a viagem desta tarde com destino ao Senegal.

Em relação ao jogo, Silvéria Nédio prometeu um Cabo Verde “diferente e mais experiente” e com algum conhecimento do Senegal, que foi adversário de grupo no Torneio das Nações da África Ocidental.

“Temos oito atletas que que já jogaram contra as senegalesas e, portanto, cada vez que a enfrentarmos estamos a aprender uma ser país muito desenvolvido a nível de clubes”, notou a seleccionadora, considerando que a selecção feminina ainda está em processo de aprendizagem.

Por isso, instado pela Inforpress se estes dois jogos amigáveis são para vencer, Silvéria Nédio respondeu assim: “se não vencermos vamos aprender”.

Por sua vez, a capitã da equipa nacional feminina, Varsénia da Luz, disse que apesar do “muito desgaste” provocado pelos cinco dias de treinos intensos, todas as atletas   vão viajar para Dacar (Senegal) com “muita garra e determinação”.

A defesa lateral esquerdo  avançou, por isso, que o espírito reinante no seio do grupo é de vencer os dois, “apesar da maior experiência e traquejo” da selecção senegalesa.

“Nós também vamos levar a nossa experiência adquirida nos três jogos internacionais que já efectuamos”, frisou a jogadora dos Sevens Stars.

De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), este duplo amigável entre as duas selecções da zona Oeste Africana da Confederação Africana de Futebol (CAF) partiu da iniciativa da Federação Senegalesa de Futebol.

Convocadas pela selecionadora Silvéria Nédio:

Guarda-redes: Sheila Gonçalves “Txuru” e Jacinta Rodrigues “Jaça” (Seven Stars) 

Defesas: Varsénia da Luz (Seven Stars), Joseane Fernandes “Jô” (Seven Stars), Maria Cabral “Sol” (Seven Stars), Eleonora Mendes “Evy” (Jovens Unidos), Mara Santos (Mindelense), Zuleika Sousa “Zuzu” (Mindelense), Eliane Fernandes (Mindelense), Flávia Rodrigues (Águias Vermelhas), Daniela Levi (Llana) e Lariza Rodrigues (Llana).

Médio: Eleia Vieira “Leia”, (Seven Stars), Romina Rosário “Llana”, Carolyn Tomar “Nany” (Llana), Maria Silva “Sónia”, (ADEC), Keila Delgado (Benz Táxi), Sasha Wahnon (Mindelense), Ruth Duarte (Mindelense).

Avançadas: Ivânia Moreira “Vã” (Seven Stars), Irlanda Lopes “Irlas” (Seven Stars), Diana Borges “Lank” (FC Vilaverdense, Portugal), Vanda da Graça (Mindelense), Ronise Monteiro “Rô” (Jovens Unidos).

OM/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos