Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O seleccionador nacional de futebol, Bubista, garantiu hoje, na cidade da Praia, que nunca foi descartada a possibilidade de convocar jogadores residentes para representar a selecção
“Não fechamos as possibilidades a nenhum jogador, seja onde ele estiver’, esclareceu Bubista, em conferência de imprensa, antes do primeiro treino do combinado nacional, com vista ao duplo com a Eswatini, a contar para terceira e quarta jornada do grupo B das eliminatórias do CAN´2023.
No entanto, ressalvou que há que fazer avaliações “claras e sinceras”, frisando que um jogador num nível de competição “mais baixo” não poderá comparar com um outro que está na primeira liga portuguesa.
“Não estaríamos a ser real, queremos ser leal e verdadeiro com todos os jogadores e para isso, como seleccionador, temos que convocar os melhores”, notou
Neste sentido, apontou o “volume do jogo” como um dos critérios para a convocatória dos jogadores, exemplificando , neste particular, com os futebolista residentes e da terceira liga portuguesa.
“Há jogadores cujo volume do jogo é superior aos que jogam na terceira divisão e aos residentes e com quatro dias de preparação, obviamente, escolhemos os que têm mais volume de jogos”, explicou Bubista, reiterando que as “portas não estão fechadas para nenhum jogador , ” seja onde estiver”.
Os jogos de selecção de Cabo Verde estão agendados para 24 de Março, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, e quatro dias depois no Estádio Nelspruit Mbombela, na África do Sul, casa “emprestada” da adversária de Cabo Verde.
Cabo Verde ocupa a segunda posição do grupo B de qualificação para o CAN’2023, com três pontos, que é liderado pelo Burkina Faso com seis pontos, enquanto que Togo e Eswatini têm um ponto cada.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN’2023, previsto para Janeiro de 2024 na Costa do Marfim, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
A fase final da edição 2023 do CAN vai ser disputada na Costa do Marfim e deve contar com a participação de 24 selecções africanas.
Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.
Lista dos convocados
Guarda-redes: Vozinha (AS Trencin – Eslováquia), Ken Ramos (Mindelense – Cabo Verde) e Dylan Silva B SAD (Portugal).
Defesas: Ianique Tavares Stopira (Fehervar – Hungría), Diney Borges (FAR Rabat- (Marrocos), Steve Furtado (CSKA 1948 – Bulgaria), Pico Lopes (Shamrock Rovers – Irlanda), Ludovic Soares (Slavia Sofia – Bulgária), Willy Semedo (Al -Faisaly FC – Arábia Saudita), João Paulo Fernandes (Feirense -Portugal) e Ivanildo Fernandes (Vizela – Portugal)
Médios: Jamiro (San Jose – EUA), Kevin Pina (FK Krasnodar – Russia), Cuca (Casa Pia – Portugal), Telmo Arcanjo (Tondela – Portugal), Deroy Duarte (Fortuna Sittard – Países Baixos) e David Tavares (FC Famalicão – Portugal)
Avançados: Ryan Mendes (Al Nasr – Emirados Árabes Unidos), Garry Rodrigues (Olympiacos – Grécia), Bebé (Real Zaragoza – Espanha), Jovane Cabral (Sporting – Portugal), Gilson Tavares (Benfica – B – Portugal), Bryan Teixeira (Sturm Graz – Austria), Duk (Aberdeen- Escócia) e Alessio da Cruz ( KV Mechelen – Belgica)
OM/JMV
Inforpress/Fim