Futebol/Campeonato Nacional: Rosariense impedido de treinar antes do jogo com o Sporting da Praia

Cidade da Praia,18 Jun (Inforpress) – O Rosariense foi hoje inicialmente impedido de treinar no Estádio da Várzea, conforme previsto no plano do jogo com Sporting da Praia, marcado para este domingo, a contar para a sexta jornada do campeonato nacional de futebol.

O sucedido foi confirmado à Inforpress pelo vice-presidente do Rosariense, Carlos Delgado, avançando que quando chegaram ao recinto estava a decorrer um jogo do campeonato regional de futebol feminino de Santiago Sul.

O dirigente santantonense acrecentou ainda que quando conseguiram iniciar o treino, “trinta minutos depois”, as atletas e os dirigentes das equipas femininas invadiram o campo.

“Somente com a intervenção policial, que utilizaram muita pedagogia, e da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), depois de contactar o presidente da associação regional, é que conseguimos treinar”, contou o responsável.

Carlos Delgado lembrou, no entanto, que, conforme o plano de treino instituído pela FCF, o Rosariente tem direito de fazer dois treinos, à hora do jogo, sendo o segundo 24 horas da partida.

Por isso, disse estranhar o que aconteceu, o que, segundo ele, prejudicou o plano da equipa em véspera do jogo, não obstante já ter conseguido a passagem para as meias-finais.

O Rosariense integra o grupo A do campeonato nacional de futebol, juntamente com as formações do Sporting da Praia, Varandinha de Tarrafal de Santiago e Ultramarina de São Nicolau.

O quadro das meias-finais do campeonato nacional de futebol época 2021/22 fica definido este domingo, 19, com o apuramento das três equipas que se juntam ao Rosariense, ja apurado como primeiro lugar do grupo A.

Palmeira (líder grupo B), Académica do Mindelo (líder grupo C) e Sporting da Praia, na qualidade de melhor segundo classificado, entram em campo na sexta e última jornada da primeira fase em posição de apuramento.

Entretanto, para chegar às meias-finais, a equipa da Palmeira, com 10 pontos, precisa vencer a já eliminada Académica do Porto Novo, que joga em casa.

Já a Académica Operária da Boa Vista, com oito pontos, precisa vencer  o Morabeza, em partida a realizar na ilha Brava, e esperar um deslise dos campeões do Sal.

Para o grupo C, Académica do Mindelo, com 10 pontos, recebe o Botafogo (oito pontos) a precisar de um empate, porquanto os foguenses precisam vencer para conseguirem o apuramento.

No grupo A, o Sporting da Praia, com nove pontos, recebe no Estádio da Várzea, o Ronsariense, precisando vencer para garantir a classificação como o melhor segundo classificado dos três grupos.

A equipa leonina da capital pode ainda conseguir o apuramento no caso de empate, se a Académica da Boa Vista e Botafogo também empatarem nos seus respectivos jogos.  Em caso de derrota os seus concorrentes também terão de perder.

Nos outros jogos, para cumprimento do calendário, no grupo C o Mindelense, campeão nacional em título, defronta o Barreirense e para o poule A o Varandinha recebe a Ultramarina de São Nicolau.

Nesta derradeira jornada da fase de grupos todos os jogos acontecem no domingo, 19, às 16:00, nos diferentes recintos desportivos do país.

Jogos da sexta jornada –  Domingo, 19 de Junho

Grupo A:  Varandinha – Ultramarina e Sporting da Praia – Rosariense

Classificação: Rosariense 13 pontos, Sporting Praia 09, Varandinha 04 e Ultramarina 03

Grupo B:  Morabeza – Académica BV e Académica PN – Palmeira

Classificação: Palmeira 10 pontos, Académica BV 08, Académica PN 05, Morabeza 03.

Grupo C: Barreirense – Mindelense e Académica SN – Botafogo

Classificação: Académica Mindelo 10 pontos, Botafogo 08, Barreirense 05, Mindelense 04.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos