Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu adiar o Campeonato das Nações Africanas (CAN), inicialmente marcado para Junho e Julho do próximo ano, para Janeiro e Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.
A decisão foi anunciada no domingo, 03, pelo organismo que rege o futebol africano na sua página oficial, tendo como base “razões climáticas”.
“Não queremos correr o risco de ter uma competição sob o dilúvio, não seria bom para o futebol africano e para a sua imagem, por isso temos de adiar o torneio», explicou o presidente da CAF, Patrice Motsepe.
«Tomámos a decisão como uma questão de respeito. Recebemos muitas opiniões e algumas pessoas dizem que, face às alterações climatéricas, talvez a chuva não seja um problema. Ainda assim, recebemos o conselho de que não podemos assumir esse risco», sustentou.
Patrick Motsepe admitiu, no entanto, saber que Janeiro “não é o mês ideal” para a competição ser realizada, já que “os clubes europeus nem sempre estão dispostos a liberar os seus melhores jogadores”.
A selecção principal de Cabo Verde ocupa a segunda posição do Grupo B de qualificação, com três pontos, atrás do Burkina Faso, com seis pontos, enquanto Togo e Eswatini têm um ponto cada.
Cabo Verde volta a competir no dia 19 de Setembro com a Eswatini, partida que também pode ser fora de portas, caso até a data o Estádio Nacional e o “Adérito Sena” não estejam certificados pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
OM/AA
Inforpress/Fim