Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol: Cabo Verde perde (1-2) com Nigéria e cai para a cauda da tabela do grupo de qualificação

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – A selecção de Cabo Verde foi hoje derrotada (1-2) em casa pela Nigéria e desceu aos últimos lugares do Grupo C de qualificação para o Mundial’2002, com um ponto em dois jogos, os mesmos da República Centro Africana.

O jogo foi disputado no Estádio Municipal Adérito Sena, em São Vicente, e Cabo Verde até entrou bem no jogo, nos primeiros minutos, a tentar e a conseguir jogar no meio-campo da Nigéria, com os médios Kelvin e Patrick no miolo a empurrar a equipa e, ao mesmo tempo, a travar as investidas nigerianas.

No dia do jogo, ficou-se a saber que o treinador Bubista não poderia contar com os futebolistas Stopira e Hélder Tavares, que testaram positivo para covid-19, e, em relação ao jogo com República Centro Africana, deixou ainda fora do onze inicial Wllis Furtado e Júlio Tavares.

O primeiro remate do jogo pertenceu aos visitantes, aos 6 minutos, com Musa Ahmed a rematar por cima.

Claramente, o treinador Bubista apostou num 4-4-2, com os avançados Ryan Mendes e Garry Rodrigues, quatro médios e quatro avançados que, contudo, no processo ofensivo, se transformava em 3-5-2, com a projecção dos dois laterais.

Da mesma forma, no processo defensivo, a equipa cabo-verdiana juntava uma linha de cinco.

Fruto da boa entrada e confiança patenteados, Cabo Verde marcou aos 18 minutos, por Dylan Tavares, bem lançado por Roberto em passe longo, a rematar já na grande área sem hipótese para o guarda-redes nigeriano.

Com o meio-campo muito activo, Cabo Verde solto no jogo, aos 23 minutos Ryan Mendes tentou o golo de longe e aqui terminava “a façanha” da selecção da casa, na primeira parte.

É que, depois veio o primeiro aviso da Nigéria, aos 26 minutos, com Vozinha a evitar o golo, e, três minutos depois, o golo do empate, Ejuke Chidera que ameaçara na jogada anterior, marcou, num momento de desconcentração colectiva da defensiva cabo-verdiana.

Cabo Verde acusou o toque, a Nigéria assumiu o comando, muitas vezes pelo corredor esquerdo e só não saiu para o intervalo a vencer porque Vozinha foi enorme a defender remate com selo de golo de, pois claro!, Ejuke Chidera, um dos melhores em campo.

Na segunda parte, Cabo Verde procurou equilibrar o jogo, mas com a Nigéria, matreira, a tentar “adormecer” o jogo para partir em contraofensivas, sempre com lançamentos longos pelos flancos.

Só que, outra vez, num erro individual de Kenny, num atraso que encontrou Vozinha adiantado, a Nigéria festejou um golo no qual não teve intervenção mas, afinal, veio a ser o dá sua vitória.

Na ponta final, o treinador Bubista fez várias alterações, meteu no jogo os homens de ataque que tinha no banco, Vagny ainda a três minutos do fim ficou a centímetros de marcar o golo do empate, após cabeceamento na área da Nigéria, mas o certo é que o resultado não mais se alterou e a Nigéria venceu um jogo em que Cabo Verde tinha obrigação de fazer mais.

Com este resultado, a Nigéria assumiu de forma isolada a liderança do Grupo C, com seis pontos em dois jogos, contra três pontos da Libéria, que é segundo, ao passo que Cabo Verde e República Centro Africana estão na cauda da tabela, ambos com um ponto.

Na próxima jornada, a terceira, Cabo Verde desloca-se à Libéria, ao passo que a Nigéria vai receber a República Centro Africa.

FICHA DO JOGO:

Estádio Municipal Adérito Sena (São Vicente)

Tempo: tarde de muito calor sem sol

Arbitragem: Sammir Guezzaz (árbitro central), Ait Abbou (1º assistente), Zakaria Brinsie (2º assistente) e Jaafari Nouredine (4º árbitro)

Cabo Verde

1 Vozinha, 3 Roberto Lopes, 4 Ponk, 7 Patrick Andrade, 10 Jamiro Monteiro, 11  Garry Rodrigues, 14 Kelvin Pires, 16 Dylan Rocha, 18 Kenny Rocha, 20 Ryan Mendes (cap.) e Steve Furtado (22).

Suplentes: 12 Márcio da Rosa, 23 Dylan Silva, 2 Henrique Brito, 5 Kevin Pina, 06 Marco Soares, 8 Lorenzo Fonseca, 9 Wilis Furtado, 13 Cláudio Tavares, 15 Vagner Dias, 17 Telmo Arcanjo, 19 Júlio Tavares e 21 Vasco Lopes

Nigéria

1 Okoye Maduka, 3 Collins Jamilu,7 Musa Ahmed (cap.) 8 Ejuke Chidera, 9 Osimhen James, 12 Shehu Abdullahi, 13 Innocent Bonke, 14 Michael Dogo, 15 Simon Daddy, 20 Chidozie, 22 Omeruo Josiah

Suplentes: 23 Uzoho Odinaka, 2 Adeleke David, 4 Zaidu, 6 Ozornowafor James, 11 Onyekuru Henry, 18 Moffi Igobor, 19 Onuachu Paul e 16 Akpeyi Daniel

Golos: 1-0 Cabo Verde por Dylan; 1-1 Nigéria por Chidera e 1-2 Nigéria autogolo de  Kenny.

AA//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos