Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futebol: Assembleia-geral electiva na FCF agendada para 4 de Dezembro

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – As associações regionais de futebol, reunidas esta manhã na sede federativa em assembleia-geral, deliberaram a realização da assembleia-geral electiva dos corpos sociais da FCF para os próximos quatro anos, para 04 de Dezembro do corrente ano.

O porta-voz do encontro, Paulo Santos, avançou à Inforpress que as associações acordaram a data proposta pela direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) para 04 de Dezembro.

Ao mesmo tempo nomearam os integrantes para os órgãos da Comissão Eleitoral e o Conselho de Recurso, consoante as directivas dos novos regulamentos.

Os elementos destes dois órgãos, sublinhou a fonte, foram compostos por pessoas com formação jurídica, conforme as recomendações dos organismos internacionais que gerem o futebol.

A assembleia aprovou ainda, por unanimidade, a composição dos órgãos que gerem as próximas eleições.

Quanto à retoma da actividade desportiva, o tema provocou muito debate, mas não se chegou a um consenso, pelo que ficou o compromisso de se avaliar caso a caso este item.

Isto por causa das condições económicas e logísticas das diferentes regiões desportivas, já que por causa da covid-19, muitas ficaram estagnadas das suas provas em épocas anteriores e algumas continuam com condições complicadas em termos de endividamentos com árbitros, policiamento de entre outros custos inerentes às provas.

Paulo Santos referiu ainda aspectos relacionados com as condições dos recintos desportivos, porquanto algumas infra-estruturas denotam problemas em termos de manutenção, já que regra geral, a administração não cabe à FCF, mas sim as câmaras municipais, enquanto proprietárias dos estádios.

A assembleia-geral espera pelo diálogo entre as câmaras municipais e a FCF para que as manutenções sejam feitas, de forma que se volte a praticar o futebol em condições.

A assembleia-geral da FCF aprovou ainda uma “nota de pesar” pelo falecimento do antigo internacional cabo-verdiano João do Rosário Neves, “Jôn de Júlia”, falecido esta manhã em São Vicente, tendo considerado que “o futebol cabo-verdiano está de luto”, pelo que endereçou as sentidas condolências à família e a família de futebol uma nota de conforto por esta perda.

A assembleia-geral, segundo confirmou Paulo Santos, contou com a participação de todos os presidentes das 11 regiões desportivas, sendo a maior parte presencial, enquanto as de São Nicolau, de São Vicente e da Brava foi através por videoconferência.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos