Cidade da Praia, 27 Out (Inforpress) – A Fundação SimaJúlia, uma instituição dos Órgãos (interior de Santiago), vai assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade, 28, com um programa de visita de 20 idosos do Município de São Lourenço dos Órgãos à cidade da Praia.
Ao assinalar a data, a Fundação SimaJúlia, segundo a presidente Teresa Mascarenhas, pretende chamar a atenção das pessoas para a situação de vulnerabilidade e de acompanhamento em que vive a população idosa do país, apesar do tema da data alertar ao mundo para a situação económica e social desta camada populacional.
“O programa que delineamos será uma oportunidade para proporcionar visitas a algumas instituições e momentos de convívio e de alegria, sendo certo que é com os idosos que todos podemos aprender mais sobre a vida”, disse.
Na sua declaração à Inforpress, a presidente da Fundação SimaJúlia, uma instituição de solidariedade social, alertou ainda para os problemas que muitos velhos enfrentam sem contar com assistência social, discriminação e até violência física e mental.
Face a isso, lembra que as pessoas mais idosas são os pilares no seio da família, respondendo pela transmissão de valores e conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar e ajudando na criação dos mais novos.
Na visita à cidade da Praia, os idosos de São Lourenço dos Órgãos vão cumprir um programa que se inicia com a participação no Programa Show da Manhã, passeio à Cruz de Papa e pela cidade, incluindo aeroporto, porto, Assembleia Nacional e outros.
A Fundação SimaJúlia é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, cujo foco de actuação consiste no apoio e desenvolvimento de iniciativas e projectos direccionados para as crianças e jovens com deficiências e idosos em situação de vulnerabilidade do município de São Lourenço dos Órgãos.
Segundo as Nações Unidas no Relatório “The World Population Prospects 2019”, até 2050, uma em cada seis pessoas no mundo terá mais de 65 anos (16%) e acima de uma em 11, em 2019, será de 9%.
As regiões onde a população com 65 anos é projectada para o dobro entre 2019 e 2050 incluem a África do Norte e a Ásia Ocidental, Ásia Central e do Sul, Ásia Oriental e do Sudeste, e América Latina e Caribe.
Em 2018, pela primeira vez na história, segundo o documento, pessoas com 65 anos ou mais superaram em número as crianças menores de cinco anos no mundo. Prevê-se que o número de pessoas com 80 anos ou mais triplicará, de 143 milhões em 2019 para 426 milhões em 2050.
O Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala a 28 de Outubro é uma efeméride que tem como objectivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa.
PC/ZS
Inforpress/Fim