Fundação SimaJúlia prepara voluntários para um serviço de cuidados com maior humanização

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – A Fundação SimaJúlia e parceiros promovem, sábado, em São Lourenço dos Órgãos, um workshop sobre “O desafio do atendimento humanizado”, iniciando assim um ciclo de acções que visam preparar voluntários para trabalhar no Centro de Cuidados.

À Inforpress, a presidente da Fundação SimaJúlia, Teresa Mascarenhas, adiantou tratar-se de uma capacitação que irá servir de alicerce para o arranque, no início de Março, do Centro de Cuidados e de Convivência Intergeracional no município de São Lourenço dos Órgãos.

“Estamos a capacitar voluntários e colaboradores para uma resposta mais humanizada. Para isso, as pessoas que irão trabalhar no centro terão de ter noção mínima do processo de envelhecimento e como cuidar dos idosos”, disse, lembrando que no centro os voluntários vão trabalhar, também, a vertente artística e desportiva.

A Fundação SimJúlia quer, com esta capacitação, criar um corpo de voluntariado a nível das 22 comunidades do concelho e poder, assim, ter representação local com competência de identificar e comunicar os problemas existentes.

Para a entrada em funcionamento do centro está previsto, segundo Teresa Mascarenhas, a avaliação, na próxima semana, dos idosos que irão frequentar a mesma.

Para o funcionamento do centro a Fundação SimaJúlia conta com o apoio da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos e do governo na área de saúde e social.

A formação sobre atendimento humanizado destina-se a 25 voluntários que irão trabalhar no Centro de Cuidados e de Convivência Intergeracional SimaJúlia que irá acolher, numa primeira fase, 25 idosos do município.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos