Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fundação ‘Sima Júlia’ realiza jornada de reflexão sobre violência contra a pessoa idosa

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – A Fundação ‘Sima Júlia’ promove esta terça-feira, na Escola Básica e Secundária Luciano Garcia, em São Lourenço dos Órgãos, uma jornada de reflexão sobre violência silenciosa contra a pessoa idosa.

O evento para marcar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoas Idosa, assinalado a 15 de Junho, visa, segundo a presidente da Fundação, Teresa Mascarenhas, consciencializar a sociedade cabo-verdiana sobre a problemática dos idosos, particularmente, da violência que sofrem sem que ninguém dê por isso.

“Queremos com esta jornada colocar a violência contra a pessoa idosa na agenda, pois, em Cabo Verde não se fala deste tema. Por isso, temos de aproveitar a data para mobilizar e sensibilizar a sociedade para a mudança de atitudes e o executivo cabo-verdiano no sentido de traçar políticas e programas que defendem os direitos dos mais velhos”, disse.

Sem dados para que se possa analisar o grau dos actos de violência praticada em desfavor da pessoa idosa, Teresa Mascarenhas advoga que o País deve começar a acompanhar os idosos para poderem agir, pois, a maior parte de violência acontece no seio da família.

“São familiares que aproveitam dos seus bens para viverem, das suas pensões, das suas casas e os privam da liberdade e até de opinar sobre assuntos que lhes dizem respeito”, garantiu, realçando ainda casos de violência sexual e físico que tem acontecido no País.

Na jornada a ter lugar esta terça-feira, a câmara municipal de São Lourenço dos Órgãos vai falar de “Envelhecimento e políticas públicas: conquistas e desafios”, “A idade da terceira idade: entre o princípio e o fim da linha”, “Cuidados integrados da pessoa idosa: abordagem multidimensional” e “Políticas de garantia de direitos da pessoa idosa”.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objectivo de promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos