Fundação José Maria Neves propõe parcerias com partidos políticos visando contribuir na definição das políticas

 

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – A parceria com todos os partidos políticos, visando dar “um contributo forte” na definição das políticas publicas, é um dos propósitos da “Fundação José Maria Neves para a Governança”, disse hoje na Praia, o presidente desta instituição.

“Sabemos que os partidos políticos têm um contributo forte na definição das políticas públicas, estando no poder ou na oposição, daí a importância desta parceria”, sublinhou José Maria Neves, no final da visita da presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, à Fundação.

Durante o encontro de mais de uma hora, as duas personalidades trocaram opiniões sobre a Fundação, as políticas públicas em Cabo Verde e discutiram como cada uma das instituições pode contribuir para construção de consensos e o desenvolvimento do país.

De acordo com José Maria Neves, a sua Fundação propõe a realização de conferências, debates sobre questões que têm a ver com a governabilidade, a governação, as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde para que os actores políticos tenham elementos que lhes permitam agir com mais efectividade no espaço público.

“Vamos promover debates sobre questões de natureza política, designadamente a acção do governo e dos diferentes actores políticos e dar elementos para definição e formulação de políticas públicas”, frisou.

Em termos de parceria, José Maria Neves disse que da parte do PAICV “há toda abertura para que haja uma estreita cooperação” com a Fundação que já reuniu com o primeiro ministro e líder do MpD (partido no poder), o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o cardeal Arlindo Furtado, os deputados e o reitor da Universidade de Santiago.

“Há toda uma linha de actuação na busca de parcerias para o desenvolvimento das actividades normais da Fundação”, confidenciou José Maria Neves, que disse que está a convidar todos os órgãos de soberania para visitarem e conhecer a Fundação.

Por sua vez, a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, congratulou-se com a iniciativa da criação da fundação, sublinhando que cada instituição do género que é criada vai dar o seu contributo para o processo de construção de Cabo Verde.

“É nesta perspectiva que entendemos que a Fundação José Maria Neves, assim como Instituto Pedro Pires que tem dado o seu contribuo a nível da formação de lideranças, projecção e preparação do futuro do país, devem ser louvados e estimulados”, salientou Janira Hopffer Almada.

O presidente do principal partido da oposição defendeu a necessidade de se continuar a trabalhar para nível da política se realizar debate com propostas consistentes, colocando os interesses do país em primeiro lugar.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos