Fundação Internacional Olympafrica escolhe Cabo Verde para implementar centro desportivo para a juventude

 

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – Uma delegação da Fundação Internacional Olympafrica vai estar em Cabo Verde, a partir desta segunda-feira, 24, visando conhecer as condições técnicas do país para acolher um dos seus centros desportivos e juvenis com várias utilidades.

A visita da delegação, que decorre até 26 de Abril, segundo informação da Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), será chefiada pela responsável da Fundação Internacional Olympafrica, Coumba Marieme Ly, que tem como parceiros a Fundação F. C. Barcelona, Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) entre outros.

A visita acontece, porque em cada quatro anos a fundação abre candidaturas para a criação de centros Olympafrica e, desta vez, Cabo Verde foi um dos candidatos seleccionados, previamente, para a construção da referida infra-estrutura, sendo que Santa Cruz foi o município escolhido pela organização para receber a mesma.

Para se candidatar a este projecto, o Comité Olímpico esteve em contacto com câmaras municipais nas áreas rurais de todo o país, que se dispuseram a elaborar um plano para o acolher, mas três candidaturas foram entregues e uma foi pré-selecionada pela Fundação Internacional Olympafrica, no sentido da implementação do centro.

A deslocação a Santa Cruz acontece no dia 26 de Abril, onde a responsável terá contactos com a edilidade local para conhecer as condições que o município oferece para a construção da infra-estrutura que deverá conter uma pista de atletismo, um campo de futebol, uma biblioteca com centro de estudo, uma placa multidesportiva e edifícios de apoio.

Encontros com dirigentes do Comité Olímpico Cabo-verdiano e Comité Paralímpico, reuniões com o ministro dos Desportos, Fernando Elísio Freire, técnicos da Direcção-Geral dos Desportos e do Centro de Medicina Desportiva e deslocação ao Estádio Nacional,são outros pontos da agenda da delegação durante dos três dias em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, os centros Olympafrica usam o desporto para promover a inclusão de jovens e crianças em situação de risco, buscando novas alternativas para vários males sociais como as drogas, delinquência e o desemprego, sendo que todo o trabalho é feito numa rede de centros em toda a África.

A Fundação Internacional Olympafrica, sediada em Dacar, Senegal, é uma organização que tem como finalidade a disseminação dos valores olímpicos no continente africano, que tem feito um trabalho de fundo em vários países da África, usando o desporto como factor de desenvolvimento social , ao criar centros desportivos de inclusão, em áreas rurais.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos