Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fundação Getúlio Vargas (Brasil) vai promover a organização e digitalização de todo o acervo de Amílcar Cabral

 

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – A Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Brasil, vai promover a organização e digitalização de todo o acervo da bibliografia de Amílcar Cabral, político africano considerado “pai da nacionalidade cabo-verdiana”, nascido a 12 de Setembro de 1924.

A informação foi avançada hoje à imprensa pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão, à saída de um encontro com a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada.

O diplomata esclareceu que este processo está no início, mas que os governos estão a trabalhar para que a ideia se torne realidade.

“Vai ser um processo de digitalização, higienização e organização de tudo sobre Amílcar Cabral”, disse o diplomata, indicando que neste processo a ideia é a preservação da afirmação da comunidade da língua portuguesa, tendo como plataforma a obra e a imagem de Amílcar Cabral, como “grande líder da África”.

Araújo Leitão avançou que o projecto já é conhecido pelo Governo cabo-verdiano e explicou que será “um empreendimento colaborativo para a preservação da memória de um líder de nível nacional e continental”.

Concernente ao encontro com a líder do PAICV, disse que tinha o propósito de dar continuidade às acções da diplomacia brasileira e cabo-verdiana nos diferentes segmentos da sociedade.

“É uma relação histórica, falámos do presente e do futuro sobre o processo de cooperação, sobretudo sobre as grandes identidades culturais que ligam os dois países”, salientou o diplomata.

Fundada em 1944, a Fundação Getúlio Vargas nasceu com o objectivo de promover o desenvolvimento socio-econômico do Brasil através da formação de administradores qualificados nas áreas públicas e privadas.

OM/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos