Fundação Ami é San Domingus lança campanha para erradicar habitações sem casa de banho no município

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – A Fundação Ami é San Domingus tem um curso uma campanha de angariação de fundos para ajudar a financiar a construção ou equipamento de casa de banhos nas habitações das famílias mais vulneráveis do município de São Domingos.

Segundo o representante da Fundação, Milton Paiva, essa campanha, intitulada “São Domingos 100% casa de banho”, dá corpo a uma das propostas da plataforma independente que concorreu às eleições autárquicas de 25 de Outubro, agora transformada em fundação, cujo objectivo é erradicar com habitações sem casa de banho no município.

“Trata-se de um dos problemas mais marcantes que constatamos durante os contactos com as populações e que mais sensibilizou o nosso grupo. Notamos que em diferentes localidades ainda há muitas pessoas, sobretudo, idosos que vivem sozinhos ou acompanhados de netos, não têm casa de banho. Por isso, estamos a desenvolver esse projecto”, explicou.

Milton Paiva adiantou que o seu entendimento é de que projectos de desenvolvimento social podem ser promovidos tanto pelas entidades públicas, nomeadamente as câmaras municipais e o Governo, como também pelos privados ou grupo de sociedade civil.

“Entendemos que também temos um papel a desempenhar não só na chamada de atenção dos poderes públicos, mas também na mobilização de meios para resolver esses problemas que acabam por afectar a dignidade da pessoa humana e as condições básicas de vida”, disse, salientando que o objectivo é, sobretudo, levar dignidade a essas pessoas.

Neste momento, a fundação já conta com algumas parcerias, nomeadamente de um grupo de emigrantes cabo-verdianos residentes na Holanda que, indicou, está já a desenvolver uma campanha de angariação de fundos.

A nível nacional, disse que alguns privados contactados também já manifestaram disponibilidade para comparticipar de diversas formas, estando também a Fundação a contactar as entidades públicas, sensibilizando-as para a resolução deste problema e para juntos porem cobro a essa situação.

A Fundação, segundo Milton Paiva, tem a ideia da dimensão do problema, mas não dispõe de dados concretos que apontem para o número certo de famílias a viverem sem esse bem básico.

Por isso está-se também, em paralelo a trabalhar no levantamento e identificação da situação concreta, para que todos necessitados possam ser beneficiados.

“O objectivo é trabalhar para que São Domingos possa ser considerado um concelho com 100% das habitações com casa de banho, ou seja, erradicar as moradias sem casa de banho”, explicou.

Para além deste projecto de solidariedade social, a Fundação Ami é San Domingus, criada em Novembro de 2020, está também a trabalhar na área de formação para empoderar os pequenos empreendedores do município de São Domingos e ajudar-lhes a melhorar a sua produção.

Em Dezembro, foi realizada uma formação nas áreas da pecuária, designadamente em suinicultura e avicultura e para Janeiro já está inscrito um grupo de 25 pessoas para uma formação sobre gestão de micro-empresas.

A Fundação Ami é San Domingus tem a sua sede na cidade de Várzea de Igreja e uma delegação na localidade de Milho Branco, que funciona como espaço de atendimento e promoção de empreendedorismo, com a prestação de suporte técnico, aconselhamento jurídico, elaboração de projectos e apoios no acesso ao financiamento por parte de privados

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos