Cidade da Praia, 08 de Nov (Inforpress) – Uma missão da Fundação AKELIUS está em Cabo Verde para avaliar a implementação de um novo projecto de aprendizagem digital das línguas portuguesa, inglesa e francesa em algumas escolas do ensino, informou hoje o escritório da ONU em Cabo Verde.
A responsável do programa de Educação no Escritório de UNDP, UNICEF e UNFPA, Ana Cristina Ferreira, explicou que o projecto AKELIUS é um programa de aprendizagem digital das línguas portuguesa, inglesa e francesa do ensino básico do 2º e 5º ano, no âmbito da parceria entre a Fundação AKELIUS e a UNICEF.
Ana Cristina Ferreira esclareceu que a visita desta missão tem como o objectivo principal planificar a implementação deste projecto, no sentido de melhorar a qualidade de aprendizagem através da inovação.
“Esta missão pretende, junto com a UNICEF Cabo Verde e do Ministério da Educação, discutir os objetivos e os parâmetros para a implementação desta experiência piloto, que vai abranger cerca de 1800 crianças, a partir deste ano e até 2024”, afirmou.
Segundo esta responsável da UNICEF , é a segunda vez que esta missão visita Cabo Verde, no âmbito deste projecto de aprendizagem digital das línguas através de um aplicativo que vai ser utilizado por crianças e professores nas escolas do ensino básico, destinado aos alunos com a faixa etária entre os sete e os 11 anos.
“No mês de Março, Cabo Verde já tinha recebido a primeira missão conjunta da Akelius e UNICEF Regional, altura em que foram selecionadas 10 escolas do ensino básico do país para a realização de diagnóstico da situação inicial dos alunos e professores, tendo em conta o ensino das línguas, cuja finalidade foi precisamente preparar a implementação da experiência piloto”, assegurou.
As escolas que vão ser abrangidas com este projecto, de acordo com a Ana Cristina Ferreira, são duas escolas na Cidade da Praia, uma em Milho Branco, no município de São Domingos e a outra na escola de São Martinho Grande, no município de Ribeira Grande de Santiago, e uma na ilha do Sal”, assegura.
A missão começou a sua visita ao país com um encontro com o chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Steven Ursino, e com a equipa do UNICEF Cabo Verde, seguido do Ministério da Educação.
A Fundação Akelius (Business School) é uma instituição com sede na Suécia, sem fins lucrativos, com o propósito de apoiar alunos com bolsas e subsídios para estudos e investigação e contribuir para o desenvolvimento de diversos cursos curriculares. Além disso, a fundação apoia também crianças carenciadas, como a cooperação permanente com as Aldeias de Crianças SOS, ajudando por ano cerca de mil crianças.
De referir que a Fundação tem também uma intervenção importante no apoio aos refugiados e a pessoas que sofrem perseguições políticas.
DG/JMV
Inforpress/Fim