Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Frei Gilson Fred defende uma política mais aberta para se conter a criminalidade em Cabo Verde (c/áudio)

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) –  O frei Gilson Fred defendeu hoje que é preciso uma política mais aberta, em vários campos, para se conter a criminalidade entre a juventude cabo-verdiana e evitar que o país chegue a “situações extremas”.

O religioso, que falava à imprensa, no âmbito de uma conferência sob o tema ‘’Os desafios dos jovens africanos no século XXI e as propostas do Papa Francisco’’, na Cidade da Praia, considerou que a criminalidade entre a juventude no país pode estar relacionada com uma certa “injustiça social” e outros factores.

“Não se pode atribuir a criminalidade que nós temos tido a um factor só. São vários factores que se conjugam, mas eu acho que os nossos políticos têm manifestado preocupação. Não basta manifestar preocupação, naturalmente, é preciso uma política muito aberta em vários campos para conter a criminalidade”, advogou.

Lembrou que há países em América do Sul que se tornaram “extremamente violentos”, mas através da arte, da cultura, do deporto, do emprego e da religião, conseguiram superar essa fase crítica de violência.

No entanto, afirmou que Cabo Verde ainda não chegou a um “estado extremo”, mas que os sinais que são dados, de tempo em tempo, indicam que é possível chegar ao extremo.

Para que o país não chegue lá, o frei Gilson Fred defendeu que todos devem agir e em todos os ângulos.

“(…) Todos temos soluções quando todos nos juntarmos para propor aos jovens um caminho alternativo, portanto a igrejas, a política, com exemplos e com políticas sérias e de promoção do homem e da mulher cabo-verdiana”, concluiu.

Cabo Verde, mais precisamente a Cidade da Praia, registou, nas últimas duas semanas, quatro casos de homicídio.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos