Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Freedom House: Cabo Verde alcançou 92 pontos em 100 possíveis no índice de liberdade

PrCidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – Cabo Verde passou de 90 pontos, em 2019, para 92 pontos este ano, em 100 possíveis, no índice de liberdade divulgado hoje pela Freedom House, destacando-se em primeiro lugar entre os países lusófonos africanos.

Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde aparece em segundo lugar, ultrapassado somente por Portugal, que alcançou 96 pontos, seguido por São Tomé e Príncipe, com 84 pontos, Brasil, com 75 pontos, Guiné-Bissau, com 46 pontos, Moçambique, com 45 pontos, Angola, com 32 pontos e Guiné-Equatorial, com seis pontos.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, já reagiu à esta notícia, através da sua página oficial no Facebook, tendo considerado que parabeniza todos os actores que contribuíram para este ganho e reconheceu as medidas e as atitudes do Governo na garantia das liberdades em Cabo Verde.

“É, efectivamente, o caminho certo. O caminho de um forte compromisso com as liberdades: liberdade política, liberdade civil, económica, de oportunidades e direitos sociais”, frisou.

Cabo Verde somou 38 pontos, numa pontuação em até 40, para os Direitos Políticos, e de 54 pontos, num máximo de 60, relativamente às Liberdades Civis.

No total de 210 países avaliados, aparecem no top 10 a Finlândia, com 100 pontos, Suécia e Noruega, com 100 pontos, Países Baixos 99 pontos, Canadá, Luxemburgo e Uruguai, com os mesmos 98 pontos,  e Austrália, Dinamarca e Irlanda, todos com 97 pontos.

A Freedom House, fundada em 1941, é uma organização não governamental financiada pelo Governo dos Estados Unidos de América (EUA), sendo que organiza e conduz pesquisas e advocacia sobre democracia, liberdade política e direitos humanos.

DR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos