Francisco Carvalho garante que Câmara Municipal da Praia “não vai falhar” na implementação da Polícia Municipal

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, garantiu hoje que a autarquia não irá falhar na transição da Guarda Municipal para a Polícia Municipal e que, inclusive, já há orçamento para o efeito.

“Quero sublinhar muito esta demonstração de uma enorme vontade e disponibilidade por parte do ministro da Administração Interna [de implementar a Polícia Municipal na Praia] que realmente veio colocar o brilho maior em relação a esta reivindicação antiga dos agentes da Guarda Municipal aqui no nosso município da Praia”, concretizou o autarca.

Francisco Carvalho, que falava à imprensa à margem das comemorações do 14ª aniversário da Guarda Municipal da Praia, disse ainda que hoje é “um grande dia” porque é um caminho que vem sendo feito há vários anos.

“O ministro garantiu que o Governo vai apresentar uma proposta de lei que vai abrir uma janela de oportunidade de um ano para as câmaras municipais aproveitarem e conseguir implementar a transição. Nós não podemos falhar, nós não vamos falhar, vamos aproveitar este ano que vai concedido para sim conseguirmos a transição da Guarda Municipal para a Polícia Municipal”, afirmou.

Francisco Carvalho disse ainda que desde que a sua equipa chegou à câmara municipal tem deixado sempre no orçamento da autarquia o “montante necessário” para essa implementação.

“Este ano, mais uma vez, voltamos a colocar no orçamento para o ano de 2023 o montante necessário, com base nas contas que foram feitas, para implementarmos”, completou.

O autarca garantiu ainda que se vai também continuar a resolver os pendentes.

“Atribuímos um subsídio de risco tanto aos agentes da Guarda Municipal como aos agentes civis, naquela que foi a concretização de uma reivindicação antiga e hoje, felizmente, conseguimos também atribuir mais uma viatura que vai criar melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Municipal e vamos continuar nesta linha”, explicou.

Francisco Carvalho garantiu ainda que se vai fazer com que os agentes tenham acesso à comparticipação nas coimas, uma reivindicação também antiga que, segundo disse, será concretizada ainda no ano de 2023.

“Nós temos a perfeita consciência de que nós somos tão somente representantes dos funcionários da Câmara Municipal da Praia e dos munícipes, é o nosso trabalho, é o nosso dever”, finalizou.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos