Ilha do Sal: PM diz que erradicação das barracas em Alto São João vai mudar panorama urbanístico e vida das pessoas

26/09/24 22:58

Santa Maria, 26 Set (Inforpress) - O primeiro-ministro declarou hoje que a erradicação de barracas em Alto São João, não só muda o panorama urbanístico da ilha, como também a vida das pessoas que viviam em situações precárias

Ulisses Correia e Silva fez essa declaração durante uma visita à comunidade de Alto São João, para constatar “in loco” todo trabalho de demolição das barracas e o processo de realojamento de todas as famílias em lares mais condignos.

“Foram demolidas 174 barracas e realojadas mais de 113 famílias em apartamentos e das 61 famílias que entraram por último tiveram subsídio. Isto muda não só o panorama da ocupação urbanística aqui do Sal, mas também a vida das pessoas que estavam a viver em situações muito precárias”, sublinhou.

O chefe do Governo sublinhou que este foi um compromisso assumido desde 2016, afirmando que o Governo não queria ilhas com “um desenvolvimento turístico e com um grande espaço de zonas com alto nível de degradação humana”.

“Estamos a falar aqui de Alto São João, Alto Santa Cruz, que já está com um pouco mais de 50% de problemas resolvidos, estamos a falar do bairro da Boa Esperança, na Boa Vista, que também está totalmente transformado, e agora sim, e continuando a fazer este trabalho, vamos conseguir conciliar o desenvolvimento do turismo com coesão social”, continuou.

Para Ulisses Correia e Silva, este é um trabalho “de continuidade” que agora a autarquia local tem a responsabilidade de permitir que haja loteamento, planeamento, infraestrutura, para que as pessoas possam construir em espaços apropriados.

“Há esse esforço também individual para que possam ter uma casa e a Câmara Municipal e o próprio Governo estará a apoiar com pacote de concessão de casas sociais, que vai arrancar, principalmente para podermos garantir que as pessoas possam ter dignidade em casa e nos lugares onde habitam”, concluiu.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


26/09/24 22:58
26/09/24 21:52
26/09/24 21:43
26/09/24 21:29
26/09/24 21:22