Fórum WASAG:  Cabo Verde espera atrair mais cooperação e investimentos para agricultura

Cidade, 07 Fev (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo espera com o acolhimento do II fórum WASAG para discussão da problemática da escassez da água atrair mais cooperação e investimentos para a agricultura em Cabo Verde.

Gilberto Silva salientou que o fórum, que acontece pela segunda vez na cidade da Praia, é um espaço de excelência para a troca de experiências, de conhecimento técnico e científico à volta de tudo que tem que ver com a escassez de água na agricultura em Cabo Verde e com a gestão desta problemática que se torna global no mundo.

“Por conseguinte nós esperamos ganhar mais experiências, partilhar as nossas e acima de tudo estabelecer boa cooperação com os demais países e pôr Cabo Verde na agenda desta problemática. E quando digo pôr na agenda é continuar a liderar este processo conjuntamente com os nossos parceiros”, disse.

Gilberto Silva augura também contribuir com os resultados deste fórum que tem como lema “tornar a agricultura resiliente às alterações climáticas” para a conferência das Nações Unidas sobre a água, que terá lugar este ano em Nova Iorque e fazer com que essa problemática de escassez da água para agricultura seja um tema forte.

O momento será também oportunidade para Cabo Verde insistir na necessidade de o país ter um tratamento diferenciado enquanto pequeno estado insular em desenvolvimento (SIDS – sigla inglesa), mas também mostrar o engajamento do Governo em tornar o país resiliente.

“Cabo Verde enquanto SIDS tem que ter uma acção climática muito forte tendo em conta a factura muito grande que nós pagamos com relação às consequências das mudanças climáticas, mas o que nós queremos em relação à WASAG é mostrar que há todo esse esforço desenvolvido por parte do Governo conjuntamente com os seus parceiros sejam eles nacionais e internacionais”, disse.

“Mostrar que a pequenez é uma coisa e a relevância é outra. Nós queremos ser relevantes neste domínio para atrair mais cooperação, mais investimentos e também partilharmos aquilo que nós sabemos com os outros”, sustentou.

É a segunda vez que Cabo Verde recebe este fórum internacional WASAG. A primeira edição tinha sido realizada em 2019.

O presidente do fórum, Lenfi Li, que é também director da divisão da FAO para Terra e Água, sublinhou que o que pretende com este evento é discutir a questão do investimento, da eficiência e pôr a tecnologia ao serviço da irrigação para maior produtividade agrícola em Cabo Verde.

Lenfi Li adiantou que a intenção é manter a Praia como cidade capital do WASAG no futuro, especialmente para permitir às diferentes comunidades globais virem ao arquipélago discutir sobre este tema em referência e que classifica de muito importante.

O II Fórum Internacional WASAG decorre no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e conta com a participação de técnicos e especialistas de mais de uma centena de países que assistem ao evento de forma presencial e online.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos