Mindelo, 11 Jan (Inforpress) – O vereador das Relações Externas, da Câmara Municipal de São Vicente disse hoje que o fórum “Pensar São Vicente 2035” tem um orçamento de 12 mil contos, sete dos quais são para montar a estrutura que acolherá o evento.
Albertino Graça falava em conferência de imprensa na Ribeira de Julião, local onde decorrem os trabalhos de montagem da estrutura que vai acolher o fórum, previsto para acontecer de 19 a 21 de Janeiro, integrado nas celebrações do dia do município de São Vicente.
Segundo o autarca, a ideia de “transferir o fórum da cidade para a Ribeira de Julião, construindo o oásis para o acolher, foi mostrar que não se trata de mais um fórum”. Isto porque, explicou, trata-se de um fórum “especial para discutir e encontrar os caminhos de desenvolvimento” de São Vicente.
“Vamos ter quatro naves. A nave número um é que vai acolher a abertura do fórum e terá capacidade para 200 convidados. E as restantes naves irão acolher a discussão dos temas e dos painéis e depois temos uma maior que é destinada às refeições porque nós pretendemos que as pessoas fiquem cá durante todo dia. Haverá refeição e serviço de bar para que as pessoas não tenham a necessidade de se deslocarem à cidade”, explicou.
No total serão discutidos 80 temas, pelo que “não seria possível” realizar o evento na cidade do Mindelo e “manter todos os participantes no mesmo espaço”.
“Este fórum tem um formato diferente e não poderíamos encontrar na cidade um espaço que pudesse acolher todos os participantes. Estamos a falar de cerca de 80 temas, estamos a falar de cerca de 10 temas por dia. Portanto, não seria possível manter os participantes dentro de um espaço durante um dia no fórum”, afirmou.
Além das naves, adiantou, a estrutura terá gabinetes de imprensa, fotocopiadoras, instalações sanitárias e terá também uma nave para os presidentes de câmara da região norte do País.
Esta nave, informou, servirá para acolher uma cimeira dos presidentes de câmara do norte, durante a qual vão discutir o futuro, do ponto de vista político e administrativo do País, a regionalização e o modelo de regionalização que se pretende e, ainda, um encontro entre os autarcas com os embaixadores residentes em Cabo Verde.
“Estamos a pretender um encontro dos presidentes das câmaras municipais do norte com os embaixadores residentes em Cabo Verde para explicarmos o que é que pretendemos com este fórum, o que é que pensamos em relação a São Vicente e a contribuição que a ilha deve dar no desenvolvimento do País”, clarificou.
CD/HF
Inforpress/Fim