Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fórum PALOP reúne chefes de Estado virtualmente em Luanda hoje

Luanda, 27 Abr (Inforpress) – O Fórum PALOP vai reunir hoje os presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial para apreciar a adesão de Timor-Leste e Guiné Equatorial à comunidade de países de língua portuguesa.

O encontro realiza-se, de forma virtual, em Luanda, sendo actualmente Angola que ocupa a liderança do Fórum PALOP e na cimeira de hoje será revezada na presidência rotativa pela República de Cabo Verde, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente angolano, João Lourenço.

Da agenda do Fórum, um mecanismo de concertação dos PALOP, constam a apreciação e aprovação da resolução que formaliza a adesão da República de Timor-Leste a membro observador deste órgão e uma outra resolução que torna a República da Guiné Equatorial membro de pleno direito, entre outros pontos.

A Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola, aderiu à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014, juntando-se ao Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Inforpress/Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos