Fórum Nacional da Academia Olímpica sensibiliza sociedade mindelense para valores olímpicos e ética desportiva

 

Mindelo, 10 Nov (Inforpress) – O Centro de Estágios do Mindelo acolheu hoje o primeiro Fórum Nacional da Academia Olímpica Cabo-verdiana, momento para sensibilizar sociedade mindelense para valores olímpicos e da ética desportiva, com a presença dos membros da Comissão de Ética do Comité Olímpico.

Segundo o presidente da Comissão de Ética do Comité Olímpico, Orlando Mascarenhas, pretendeu-se, igualmente, com o fórum sensibilizar as crianças, os adolescentes, os clubes, as associações e as federações para a prática da ética desportiva, o bom comportamento e para a defesa dos valores que tornam “mais profícuo” o desenvolvimento desportivo em Cabo Verde.

Promover o olimpismo e o valor social da educação e formação desportiva, sensibilizar a sociedade para a importância educativa, social e cultural do desporto, foram outras ideias lançadas por Mascarenhas, visando mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto enquanto praticantes, encarregados desportivos e os próprios consumidores de bens e serviços desportivos.

Ou seja, ajuntou, uma tentativa de aproximar o Movimento Olímpico dos cidadãos, gerando valores junto da comunidade, suas instituições públicas, empresariais e associativas.

A Comissão de Ética, assinalou a mesma fonte, tem um programa do Comité Olímpico que tem sido desenvolvido em todas as ilhas com as crianças para um trabalho a ser feito a nível das escolas.

O que se pretende é sensibilizar as crianças para um trabalho prático desportivo utilizando elementos simples que tem” impacto bastante grande” na desenvoltura das mesmas.

No âmbito do primeiro Fórum Nacional da Academia Olímpica Cabo-verdiana, São Vicente recebeu, ao longo de quatro dias, no início da semana, um workshop dedicado a diversos temas ligados ao olimpismo, e este sábado será concretizado, no campo relvado do Centro de Estágios do Mindelo, um mega evento desportivo envolvendo cerca de 500 crianças juntamente com os professores e os pais e encarregados da educação, numa “acção visível” para se ter uma ideia do trabalho que se pretende fazer com as crianças.

No fórum de hoje intervieram ainda Carlos Rocha, que abordou o tema “O olimpismo e o seu valor no desenvolvimento do desporto”, Maísa Salazar que dissertou sobre “A mulher e a ética desportiva”, e Orlando Mascarenhas que abordou o tema “A ética no desporto”.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos