Fórum Mundial DEL é mais uma oportunidade para o sector privado reflectir sobre o desenvolvimento económico sustentado

 

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – O presidente do Conselho Superior das Câmaras de Comércio considera que o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL) é mais uma oportunidade para o sector privado reflectir sobre o seu papel no desenvolvimento económico sustentado e sustentável

Belarmino Lucas, que falava em declarações à Inforpress disse que o desenvolvimento económico local é o ponto de partida para o desenvolvimento global e para o desenvolvimento nacional.

Neste sentido, lembrou que tem sido o discurso dos sucessivos governos que o sector privado se assuma como motor da economia e do desenvolvimento económico nacional, pelo que considera esse evento “importante para o empresariado cabo-verdiano”.

“O sector privado pretende estar na vanguarda do desenvolvimento do país. Então este fórum será mais uma oportunidade para o sector privado fazer uma melhor reflexão em termos de desenvolvimento económico sustentado e sustentável e de maneira que o crescimento económico se traduza em efectivo desenvolvimento, em efectivo bem-estar e melhoria das condições de vida das populações”, disse.

“O papel do sector privado no desenvolvimento económico local” é um dos temas do painel interativo a ser realizado durante o evento. Neste particular, Belarmino Lucas frisou que o sector privado tem um papel fundamental na criação de emprego.

“A criação do emprego em Cabo Verde e no mundo passa, sobretudo, pelo desenvolvimento do sector privado. São as empresas privadas que criam empregos e é esse emprego que deve ser remunerado através de um salário digno e justo nos termos estabelecidos pela OIT”, salientou.

O representante do sector privado não se esqueceu da questão da responsabilidade social das empresas privadas, salientando que as empresas têm de assumir essa questão como uma parte essencial da sua actividade.

“Tudo isso junto acabará por ter consequências a nível do desenvolvimento sustentável. As preocupações também a nível do ambiente e de preservação do planeta para as gerações futuras. Tudo isto deverá também estar no centro das preocupações de qualquer empresário”, salientou.

Este fórum pode também representar uma oportunidade para as empresas realizarem contacto para estabelecimento de parceria, isto no quadro do B2B que é realizado durante o encontro.

O IV Fórum Mundial DEL arranca esta terça-feira, 17, e vai se estender até dia 20 tendo com palco o Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

Tem como tema central “Desenvolvimento Económico Local (DEL) como meio para alcançar igualdade e equidade e coesão no quadro da localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)” e visa promover o diálogo, partilhar experiências e estimular parcerias para as acções concretas em matéria de desenvolvimento económico e local.

O evento contará com mais de 190 oradores para cerca de 50 sessões (sessão plenária, diálogos políticos, painel interativo, sessão de aprendizagem) onde vão ser debatidos temas ligados ao desenvolvimento económico local, no quadro dos ODS.

MJB/FP

Inforpress/fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos