Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Formação reforça competências técnicas dos profissionais de apoio à educação inclusiva

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – As Equipas Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da ilha de Santiago terminam hoje, na cidade da Praia, uma formação de três dias que visa reforçar as suas competências técnicas na implementação do sistema de sinalização.

Em declarações à Inforpress, a formadora Neusa Andrade, que é também técnica da Unidade de Educação Especial, explicou que a acção de formação promovida pelo Ministério da Educação e Inclusão Social, acontece no âmbito da formação em implementação de medidas especiais e adaptação curricular.

“Esta formação consiste na implementação do sistema de sinalização, que é um sistema que permite identificar, avaliar e defender medidas com que os alunos com necessidades especiais beneficiam na sala de aula”, esclareceu, indicando que tudo isso serve para capacitar as equipas para darem, cada vez mais, uma melhor resposta a este tipo de necessidade técnica.

Neusa Andrade contou que o público dessa formação é específico, ou seja, alunos com necessidades educativas especiais que merecem uma resposta mais “adequada” às suas características.

Segundo Maria Rosa, uma das formandas, a acção de capacitação está a correr “muito bem”, pois as dúvidas que tinha em relação aos novos instrumentos de sinalização para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais estão a ser esclarecidas.

A formação de 03 a 05 de Março, conforme a organização, é a continuidade de uma outra ministrada em 2018, visto que ficaram dúvidas relativamente em como aplicar as medidas especiais apresentadas há dois anos.

A formação é destinada a dois grupos, sendo uma na capital do país com 20 participantes oriundos de São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, São Lourenço dos órgãos, Santa Cruz e Praia, e a outra no Tarrafal de Santiago, que abrange 14 participantes dos concelhos de São Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Miguel.

MF/DR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos