Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Formação profissional: Câmara da Praia vai passar a custear a totalidade das propinas dos bolseiros

 

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia vai passar a custear a totalidade das propinas dos bolseiros para os cursos de formação profissional na Cidade da Praia, informou hoje directora da Juventude da edilidade, Zuleica Semedo.

Conforme esta responsável, a autarquia tem financiado parte das propinas aos formandos, mas tem constatado que essa modalidade não tem ajudado muito, uma vez que na impossibilidade de conseguir a outra parte do financiamento muitos jovens acabam por não ter o aproveitamento devido ao atraso no pagamento das mensalidades.

“Por isso, neste ano lectivo 2017/18 queremos custear as propinas na totalidade. A câmara tem protocolos de parceria com vários centros de formação profissional e vamos abrir o concurso para o preenchimento das vagas/bolsas ao abrigo desta parceria com as escolas”, disse indicando que, para este ano, a autarquia vai disponibilizar 30 bolsas de estudos.

Neste momento, a edilidade tem vários pedidos de bolsa de estudos para as formações superior e profissional no país, tanto daqueles que já iniciaram os cursos como aqueles que pretendem ingressar.

Zuleica Semedo adiantou que estes casos estão a ser analisados no sentido de se responder a esses pedidos, mas vai adiantando que “é difícil ajudar todos”.

“São muitos pedidos. Outros com três anos de propina em atraso. E é realmente uma situação difícil tendo em conta o orçamento que temos para a formação profissional que é de apenas cinco mil contos”, precisou a directora da Juventude.

Zuleica Semedo falava à Inforpress na sequência da realização hoje de uma mostra de ofertas formativas que reuniu, na rua pedonal do Platô, cerca de uma dezena de centros e escolas de formação profissional para a apresentação das oportunidades de formação profissional aos jovens da capital do país.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos