Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Forças Armadas iniciam hoje a sua participação nos VII Jogos Militares Mundiais na China

Cidade da Praia, 18 Out. (Inforpress) – A delegação das Forças Armadas de Cabo Verde aos VII Jogos Militares Mundiais começam hoje a competir na cidade chinesa de Wuhan nas modalidades de boxe e atletismo neste evento que decorre de 18 a 27 deste mês.

O chefe da missão, o capitão Isaías Brito, disse que a delegação cabo-verdiana está ciente do nível e ritmo competitivo que uma prova deste nível requer, mas que as Forças Armadas estão preparadas para representar o país com a máxima dignidade em busca de resultados.

Cabo Verde está representado nesta competição mundial por seis militares, sob a coordenação do treinador, o sargento-chefe Adilson Gomes, de dois atletas nas disciplinas de boxe e outros tantos no atletismo.

Na competição de boxe, as Forças Armadas (FA) vão competir com o atleta olímpico Davilson Morais nas categorias de +91 quilogramas e do segundo-cabo Hélder Varela, nos 56 quilogramas.

No atletismo, o primeiro-cabo Paulo Cardoso vai representar o país nas provas masculinas dos 1500 e 5000 metros, enquanto a soldado Zélia Rodrigues vai competir na prova feminina dos 5000 metros.

Realizada sob a égide do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM, sigla inglesa) considerada a segunda maior organização desportiva mundial, suplantada apenas pelo Comité Olímpico Internacional, a participação das FA nestes Jogos Militares Mundiais, é para Isaías Brito “o motivo de orgulho e uma mais-valia para Cabo Verde neste evento mundial”.

A participação de Cabo Verde nos Jogos da China, segundo Brito, simboliza a concretização de esforços que vinham sendo envidados junto do CISM desde o ano transacto, alegando que para além das Forças Armadas é o país que vai estar representado.

Esta vai ser a segunda participação de Cabo Verde nos Jogos Militares Mundiais, após a sua primeira em 2011, no Rio de Janeiro, Brasil.

Quase 10 mil militares de mais de 100 países vão se reunir em Wuhan, nesta região central da China, “para valorizar a glória militar e a paz mundial”, de acordo com o Comité Executivo dos Sétimos Jogos Mundiais Militares do CISM”, neste que se afigura como a maior edição, com o maior número de participantes e a mais alta influência desde que o evento foi criado.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos