Forças Armadas: Exercício Felino 2017 da CPLP acontece em Setembro no Rio de Janeiro

 

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – As Forças Armadas dos nove Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam em Setembro no “Exercício Felino 2017”, a decorrer na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro (Brasil).

Segundo informações divulgadas pelo site da CPLP, o objetivo do exercício militar é treinar, de forma conjunta e combinada, a organização, o planejamento, o comando e o controle de operações de apoio à paz e de ajuda humanitária, em um cenário fictício.

De acordo com informações do site da CPLP, os últimos ajustes ao Exercício Felino foram realizados numa conferência, no Centro General Ernani Ayrosa, para acertar a integração entre cenário e capacidades, o conhecimento de documentos estruturantes e a aprovação do acordo técnico.

O Exercício Felino que é planeado bienal, está na sua 17ª edição, sendo a terceira a decorrer no Brasil, país que considera que a integração entre os países da CPLP e o intercâmbio de experiências entre as Forças Armadas possibilita uma significativa troca de conhecimentos.

Os exercícios militares conjuntos e combinados da série “Felino”, desenvolvidos no âmbito da cooperação técnico-militar, têm a finalidade de preparar os militares para operações de paz e de assistência humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas, respeitadas as legislações nacionais.

Em 2016 Cabo Verde acolheu a 16ª edição do Exercício Felino da CPLP.

PC/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos