Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Vereador agenda encontro com criadores de cavalos para avaliar hipótese de realizar corridas

São Filipe, 01 Mar (Inforpress) – O vereador do Desporto da câmara de São Filipe agendou para o dia 06 um encontro com os criadores/proprietários de cavalos e comissão organizadora das corridas para avaliar a hipótese de realização de provas equestres.

O vereador João José Canuto considerou que os criadores de cavalos que investiram na aquisição de animais e sua manutenção estão sem actividades há mais de um ano e sem quaisquer apoios da autarquia, e por isso a realização de provas podia constituir uma forma de os apoiar.

Dada a situação pandémica que se vive, no encontro será ventilada a possibilidade da realização de corridas ainda que seja a porta fechada ou com um número limitado de pessoas, mas também será avaliada a hipótese de, juntamente com as empresas de telecomunicações, proceder à transmissão ao vivo das provas.

Com a retoma do futebol, cuja primeira jornada dos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões está agendada para o dia 06 de Março, há uma pressão dos criadores e proprietários de cavalos.

Para o vereador, com a reabertura do futebol, que no dizer do mesmo representa “maior fonte de contágio”, as outras modalidades podem ser retomadas, nomeadamente o hipismo em que, em caso de provas sem público, o número de participantes se resumirá ao jockey e mais dois elementos do staff por cada proprietário e o pessoal de organização.

No encontro realizado na última sexta-feira entre a Câmara Municipal de São Filipe, Casa das Bandeiras, autoridades sanitárias, policiais e religiosas ficou assente que as festas da bandeira e do Dia do Município de São Filipe poderão ser realizadas este ano apenas com as actividades que não aglomeram grande número de pessoas, e a corrida de cavalos foi uma das actividades assinaladas como não recomendadas.

No encontro do dia 06 de Março será definida a realização ao não das corridas e os moldes em que poderão acontecer.

Com relação ao futebol, a delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, disse que a equipa de fiscalização tem registado “muitos casos de incumprimento das medidas” por parte dos jogadores e que, provavelmente na terça-feira, vai reunir com os responsáveis para analisar a situação.

Joana Alves defendeu a necessidade da realização de testes aos futebolistas antes da realização dos jogos, lembrando que as regras publicadas no Boletim Oficial e relativa à abertura dos recintos desportivos prevê esta situação, em função da situação de cada região.

Com relação à covid-19 na última semana, o município de São Filipe registou seis casos positivos de um total de 360 amostras analisadas, correspondente a 1,7 por cento (%), mais cinco casos que na semana precedente.

Neste momento, o município contabiliza seis casos activos, sendo um no bairro de Xaguate e cinco na localidade de Monte Preto, zona norte alta do município.

A ilha do Fogo, ultrapassou os dois mil casos acumulados da covid-19 (2040)  desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 142 casos acumulados, Mosteiros com 424 e São Filipe com 1.474 casos e 2.023 recuperados sendo Santa Catarina com 139, Mosteiros 423 e São Filipe 1.461, e seis óbitos, quatro em São Filipe e um nos Mosteiros e outro em Santa Catarina.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos