Fogo: Serviço de saneamento retoma compactação e enterro do lixo após reparação da retroescavadora

São Filipe, 04 Mar (Inforpress) – O Serviço de Saneamento da câmara de São Filipe retomou hoje o processo de compactação e entulho do lixo colocado na lixeira a céu aberto situado a menos de 300 metros do hospital regional e de uma unidade hoteleira.

O processo, segundo o director do Serviço de Saneamento, Luís Dias, encontrava-se paralisado há cerca de duas semanas devido a avaria na retroescavadora, mas a máquina foi recuperada e retomou hoje o processo.

O responsável avançou ainda que antes da compactação e do entulho, o lixo será cilindrado para melhor tratamento no sítio até que se avance com a sua deslocalização para outro espaço já identificado.

A paralisação do processo originou descontentamento das pessoas que moram em zonas mais próximas da lixeira devido ao aumento de moscas que nos últimos anos têm marcado presença pelos diferentes bairros da cidade de São Filipe.

Luís Dias avançou ainda que o sítio para a lixeira provisória e o projecto estão concluídos e a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) entidade financiadora prometeu lançar concurso público para a selecção da empresa para a sua construção ainda no decurso deste mês de Março.

Quanto à solução definitiva, que passa pela construção de um aterro regional para servir os três municípios da ilha do Fogo, Luís Dias indicou que, segundo informações, da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) está em fase avançada.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos