Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Segunda edição da Universidade do Poder Local da JpD decorre sob lema “formar para liderar”

São Filipe, 11 Mai (Inforpress) – A segunda edição da Universidade do Poder Local (UPL), a ser promovida hoje pela Juventude para a Democracia (JpD), decorre sob o lema “formar para liderar”, contando com mais de uma centena de jovens dos três municípios da ilha.

Esta edição da UPL, que decorre pela primeira vez na ilha do Fogo, acontece à margem da visita de três dias que uma delegação da Juventude para a Democracia (JpD), chefiada pelo seu presidente, Euclides Silva, acompanhado do secretário-geral, Esmael Teixeira, efectuam à ilha.

Depois de visitarem a escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, para encontro com Associação de Estudantes deste estabelecimento de ensino, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do Centro de Emprego e Formação Profissional para a região Fogo/Brava, e encontro com a estrutura concelhia da JpD em São Filipe, hoje esta organização juvenil realiza a universidade de poder local.

O presidente da JpD, Euclides Silva, que realiza a sua primeira visita oficial à Ilha do Fogo, considera a realização da universidade do poder local como sendo “o momento alto da visita da delegação da JpD à ilha” e será a primeira acção de formação dirigida aos jovens de todos os concelhos da ilha, que conta com mais 100 inscritos dos três municípios.

Após a abertura, que conta com intervenções do secretário-geral e do presidente da JpD, do secretário-geral-adjunto do MpD e do coordenador concelhio do MpD em São Filipe, será abordado um conjunto de temas, visando a formação mas também responder às exigências de uma Administração Autárquica cada vez mais actualizada com maior rigor e responsabilização na gestão dos recursos públicos, na difusão do conhecimento, na modernização e reformas administrativas, na qualificação da administração autárquica e no bem-estar da comunidade.

A universidade de poder local é composta por quatro painéis, nomeadamente “transparência, poder local e municipalismo: estrutura e funcionamento”, Igualmente a Universidade do Poder Local visa responder as exigências do planeamento e gestão do território”, “politicas e redes sociais”, “estratégia e eficiência na comunicação política” e “como dirigir uma campanha eleitoral, o papel do director da campanha”, painéis que tem como formadores dirigentes do MpD quer nacionais como locais.

A sessão de encerramento conta com intervenções da coordenadora concelhia da JpD São Filipe, Jecelina Lopes, do coordenador concelhio do MpD, Filipe Santos, e do vereador da Câmara de São Filipe, Caetano Rodrigues.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos