Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Santa Catarina celebra hoje o dia do município e da sua santa padroeira

São Filipe, 25 Nov (Inforpress) – O Concelho de Santa Catarina, situado a sudeste da ilha, com uma área de 125 quilómetros quadrados e uma população residente de mais de cinco mil habitantes (5.274) assinala hoje o dia do município e da santa padroeira.

Santa Catarina, limitado pelos concelhos dos Mosteiros (norte) e São Filipe (oeste), e pelo mar (sul e leste) é um município predominantemente rural.

Criado em 2005 com a divisão do antigo Concelho de São Filipe em dois municípios (São Filipe e Santa Catarina), dispõe de 16 povoados, sendo Cova Figueira, elevada a categoria de vila pelo Dec. Lei nº. 101/97 de 22 de Dezembro, e hoje cidade, o maior aglomerado-centro populacional e socioeconómico.

A população residente de 5.274, correspondente a 14.9% da população da ilha do Fogo e um por cento da população de Cabo Verde, com uma tendência decrescente à semelhança da própria ilha que de ano para ano vem perdendo população para outras ilhas e para emigração.

Tratando-se de um município predominantemente rural, a maioria da sua população está empregue no sector primário, agricultura de sequeiro, pecuária extensiva e pesca, e ultimamente tem surgido pequenos focos de agricultura de regadio, com recurso a micro-irrigação (gota-a-gota), sobretudo na zona baixa a sul da cidade de Cova Figueira.

O sector secundário é ainda incipiente, assim como o sector terciário sendo que os serviços de restauração são quase inexistentes na cidade de Cova Figueira, com excepção de Chã das Caldeiras que já dispõe de alojamentos turísticos em algum número.

O município de Santa Catarina do Fogo é uma das mais belas regiões da ilha e é no seu território que está localizado o vulcão do Fogo que representa um enorme potencial turístico.

Além do vulcão e a sua cratera, dispõe do Parque Natural, a Bordeira e o impressionante roteiro para os amantes do montanhismo e da natureza, além das grutas e algumas praias de areia negra na zona do litoral.

Para celebrar mais um dia do município, o 14º, a autarquia tem estado a promover desde o passado dia 18 um conjunto de actividades de caracter cultural, desportivo e recreativo e hoje celebra-se a santa missa e procissão em honra de Santa Catarina, padroeira da freguesia e município com o mesmo nome.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos