Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Realização de corrida de cavalos dependerá do parecer das autoridades sanitárias – vereador

São Filipe, 08 Mar (Inforpress) – A realização da corrida de cavalos por ocasião das festividades de São Filipe dependerá do parecer das autoridades sanitárias sobre os planos de contingências que os criadores e proprietários vão submeter à Delegacia de Saúde.

Depois de se ter reunido no último sábado com os criadores e proprietários de cavalos, o vereador do Desporto da câmara de São Filipe, João José Pires Canuto, disse hoje que pediu aos mesmos a elaboração de um plano de contingência para ser apreciado pelas autoridades sanitárias, ficando tudo em aberto e a depender do posicionamento da Delegacia de Saúde de São Filipe.

A mesma fonte indicou que além dos proprietários e criadores da ilha do Fogo a autarquia de São Filipe tem recebido mensagens de proprietários de cavalos de outras ilhas que querem saber sobre a realização ou não da prova, visando a participação dos mesmos.

Na eventualidade da sua realização, a corrida será concretizada à porta fechada e com a presença apenas do staff mínimo de cada proprietário de cavalos e mediante a realização de testes, e com a transmissão da mesma através de plataformas digitais.

O problema que se coloca neste momento, aponta-se na ilha, é o facto de a presença de cavalos arrastar multidões, sobretudo crianças/adolescentes para o local, o que poderá provocar aglomeração de pessoas junto do hipódromo de São Filipe.

O vereador João José Pires Canuto indicou que no encontro com os criadores e proprietários de cavalos todas estas questões foram analisadas e que ainda não há uma decisão sobre a realização da prova.

Além da corrida de cavalos, com a retoma do futebol, as associações das outras modalidades desportivas estão a preparar o arranque das provas regionais, quer a nível do basquetebol, voleibol e andebol.

Com relação à covid-19, na última semana o município de São Filipe registou 12 casos positivos de um total de 174 amostras analisadas, correspondente a 6,9 por cento (%, e mais seis casos que na semana precedente, e mais um óbito, elevando para cinco o número de óbitos no município de São Filipe e sete a nível da ilha.

Neste momento o município contabiliza 11 casos activos distribuídos pelas localidades/bairros de Cutelo Capado (seis), Congresso (dois), Monte Grande, Lém e Cutelo de Açúcar (um).

Neste momento a ilha do Fogo, ultrapassou os dois mil casos acumulados da covid-19 (2053)  desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 142 casos acumulados, Mosteiros com 425 e São Filipe com 1.486 casos e 2.031 recuperados sendo Santa Catarina com 141, Mosteiros 423 e São Filipe 1.467, e sete óbitos, cinco em São Filipe e um nos Mosteiros e outro em Santa Catarina.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos