São Filipe, 04 Mai (Inforpress) – O projecto Terra de Valor, implementado pelas organizações não-governamentais Cospe e Coopermondo, promove uma campanha de lobbying sobre mudanças climáticas intitulada “Escolha agroecologia e escolha saúde”.
Esta campanha tem como público-alvo os alunos da Escola Secundária Pedro Pires, de Ponta Verde, comunidade com “forte potencial” agrícola, e consiste em sessão teórica e prática, através de um canteiro da citada escola, com demonstração de cultivo biológico.
O objectivo da campanha, de acordo com uma nota de imprensa do projecto, é promover a conscientização da população para uma agricultura biológica e adaptação às mudanças climáticas.
Na quarta-feira, 03, foi realizada a sessão teórica com os estudantes da Escola Secundária Pedro Pires e hoje será a vez da realização da sessão prática com alunos da referida escola que fazem parte da parte da associação dos estudantes daquele estabelecimento de ensino.
O Projecto Terra de Valor apoia jovens e mulheres, das ilhas de Santiago e do Fogo, fornecendo conhecimentos e instrumentos para que se tornem donos da própria vida e acreditem no próprio futuro, valorizando o grande património natural e cultural de Cabo Verde e recuperando a dignidade de trabalhar a terra.
Através de uma metodologia participativa e inclusiva, agricultores, associações de produtores e cooperativas são os protagonistas na identificação das próprias necessidades, na análise de problemas e na realização de soluções, para aumentar a própria capacidade de se adaptar às mudanças climáticas.
Ainda no âmbito do projecto, inaugura-se na sexta-feira, 05, o viveiro do Mosteiros Trás, que será gerido por uma cooperativa das mulheres daquela zona e que surgiu durante a implementação do projeto.
A criação do viveiro insere-se na promoção do empoderamento feminino, à semelhança do que foi feito com a Associação de Campanas de Cima que beneficiou de uma unidade de transformação de tubérculos.
O acto inaugural do viveiro conta com a presença do presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira.
O Projecto Terra de Valor, cofinanciado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e Expertise France como parte da “Aliança Global contra as Mudanças Climáticas Plus” (GCCA + África Ocidental) é implementado pelas ONG Cospe e Coopermondo, em parceria com CitiHabitat, Laço Branco, Comissão Regional de Parceiros do Fogo e Santiago Norte, INIDA, Ministério da Agricultura, câmaras de Santa Cruz (Santiago) e Santa Catarina do Fogo, associações e cooperativas das duas ilhas.
Um outro projecto que está a ser implementado pela ONG italiana Cospe é o Projecto Pessoas, que cobre as ilhas do Fogo e da Brava.
Este projecto está na reta final da sua execução e no final de Maio, em jeito de encerramento, estará na ilha do Fogo, em visita oficial, a chefe da Cooperação delegação da União Europeia e a responsável dos projectos para a sociedade civil.
Estão programadas duas actividades, nomeadamente a mesa de diálogo de reinserção social que contará com alta representação do Ministério da Justiça e a mesa de diálogo das Mulheres.
JR/AA
Inforpress/Fim