Fogo: Projecto “Rotas do Fogo” atribui subvenção a três famílias para requalificação de casas no quadro do agro-turismo

São Filipe, 02 Jul (Inforpress) – O projecto Rotas do Fogo, financiado pela União Europeia, atribuiu uma subvenção no valor de dois mil euros a três famílias para requalificação das casas rurais no âmbito da implementação do modelo de agro-turismo na ilha.

A responsável da organização não-governamental italiana Cospe, responsável pela implementação do projecto, Carla Cossu, avançou à Inforpress que a selecção das casas a serem qualificadas, uma por cada município, foi feita por um comité de selecção, criado para o efeito, que integra técnicos de turismo, representantes dos parceiros e das câmaras municipais.

O objectivo da atribuição da subvenção é a requalificação das casas rurais para incentivar o desenvolvimento do modelo piloto do agro-turismo nos três municípios da ilha do Fogo.

Há um ano, explicou, o projecto lançou as candidaturas nos três municípios, exigindo como requisitos básicos que os candidatos estivessem ligados à área do turismo ou da agricultura já que o objectivo é começar a interacção entre os dois sectores, segundo a própria filosofia do agro-turismo.

A selecção conheceu algum atraso devido à pandemia do novo coronavírus, que provoca a covid-19, mas foi retomado, referiu Carla Cossu, sublinhando que o processo foi muito desafiante porque os três municípios apresentam situações diferenciadas a nível do turismo.

Se em Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina, o sector está mais avançado seria importante estimular os jovens a apostar no turismo nos municípios dos Mosteiros e de São Filipe já que todas as belezas existentes ainda não estão a ser exploradas e potenciadas.

Segundo a mesma fonte, esta iniciativa veio na sequência de um conjunto de actividades realizadas no âmbito dos projectos Rotas do Fogo e FATA, nomeadamente, na elaboração de novos itinerários e com caminhos através de toda a ilha.

Carla Cossu indicou ainda que a subvenção é simbólica e os beneficiários entram com uma contribuição, como forma de sair um pouco do paradigma do assistencialismo e dar mais valor aos projectos económicos e de rendimento no âmbito do turismo, esperando que esta iniciativa possa estimular outras pessoas e servir como alternativa ao turismo.

A beneficiária do município de Santa Catarina do Fogo, Sónia Vicente, que já dispõe de espaço em Chã das Caldeiras para acolhimento de turistas, o valor será aplicado na instalação de um aviário para criação de galinha de terra para ajudar no trabalho de cozinha e fornecimento de pratos caseiros, mas também na criação de uma pequena horta em vaso para ter legumes frescos e biológicos para disponibilizar aos visitantes.

Por isso entendeu que a subvenção chegou num bom momento porque entende que o projecto do agro-turismo é “super importante e constitui uma boa oportunidade” para os beneficiários.

Já a beneficiária do município de São Filipe, Miriam Tavares, disse que a sua actividade está enquadrada no projecto agro-turismo, sobretudo na localidade de Ponta Verde, zona norte da ilha, que segundo a mesma “ainda está virgem em matéria de turismo”.

Expandir a horta que já dispõe e que poderá satisfazer a própria comunidade, apostar no alojamento de pessoas, implementar o serviço de restauração com pratos confeccionados à base de lenha, são algumas das actividades que Miriam Tavares pretende implementar e vai investir o valor do subsídio na estruturação e pintura dos quartos e na construção de um forno de lenha.

Por sua vez o beneficiário dos Mosteiros, Keny Rodrigues, vai apostar na implementação do projecto do agro-turismo através da construção de quartos para acolher turistas, da construção de uma esplanada, além de iniciativas ligadas às áreas da agricultura e da pecuária.

Os seleccionados mostraram-se satisfeitos por esta oportunidade para poderem desenvolver os seus projectos no domínio do agro-turismo.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos