Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Projecto Pessoas entrega prémios aos vencedores do concurso “Criatividades em tempo da covid-19”

São Filipe, 18 Mar (Inforpress) – O projecto Pessoas, financiado pela União Europeia e implementado nas ilhas do Fogo e da Brava pela ONG Italiana Cospe, procedeu hoje à entrega de prémios aos vencedores do concurso de desenho denominado “Criatividade em tempo de covid-19”.

Os desenhos foram avaliados por um corpo de jurado constituído por artistas e professores, que seleccionou como vencedores e que foram premiados com um certificado e um kit de desenho, os desenhos de Marcos, de Santa Filomena, intitulado “Renascer da natureza”; de Joab, de Monte Largo, com o desenho “Desconforto com a covid-19”; e Kleber, de Achada Furna, com o desenho “Outro lado da quarentena”.

A realização do concurso, segundo o coordenador do projecto, Gianluca Zanelli, que era destinado a adolescentes e jovens com idade entre 12 e 20 anos, tinha por objectivo estimular a criatividade e a reflexão sobre o período da covid19, mas também o ponto de vista dos jovens sobre a pandemia, a oportunidade de passar mais tempo com a família, a descoberta de novos interesses e o impacto das restrições no dia-a-dia.

O concurso foi organizado à distância, através das redes sociais, mas dada a dificuldade inicial foi também promovido através de cartazes afixados nas escolas e nos estabelecimentos comerciais, explicou o coordenador, sublinhando que a participação foi boa, tendo contacto com a participação de uma jovem da cidade da Praia.

O coordenador do projecto indicou, durante a cerimónia da entrega dos prémios que atribuição de kits de desenho completo para desenhar com qualquer técnica a cada um dos vencedores é para que os mesmos possam continuar nesta paixão de desenhar, lembrando que nem todos têm as condições para ter este tipo de materiais que é mais difícil de se encontrar na ilha do Fogo.

Em relação às acções do projecto, Gianluca Zanelli avançou que na quarta-feira realizou-se uma formação para os jovens/homens com o parceiro Laço Branco, visando a criação de um núcleo de jovens que possam ser activistas de Laço Branco para participar nas actividades e contribuir durante a implementação do projecto Pessoas.

Na próxima semana, o projecto vai dar continuidade aos encontros com grupo municipal das mulheres, iniciada há duas semanas no município de São Filipe, nos municípios dos Mosteiros e Santa Catarina e na primeira semana de Abril na ilha Brava.

Igualmente, a partir da próxima semana o projecto começa as suas actividades nas escolas secundárias para a implementar o plano com realização de acções ligadas a formação sobre protagonismo juvenil.

JR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos