Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Projecto beneficia cerca de 50 mil alunos com aquisição de mais de vinte toneladas de produtos locais

São Filipe, 05 Fev (Inforpress) – O projecto “práticas agro-ecológicas resilientes e comercialização participativa como instrumento de nutrição escolar e segurança alimentar comunitária para as ilhas de Santo Antão e Fogo” beneficia quase 50 mil alunos, adquirindo mais de 20 toneladas de produtos locais.

Ao presidir hoje a cerimónia de abertura da mesa redonda sobre o “contrato de fornecimento agrícola como instrumento de segurança alimentar e nutrição escolar e de desenvolvimento económico local”, o coordenador do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional, CERAI, Adriano Palma, disse que foram adquiridas 14 toneladas de milho na ilha do Fogo e mais de oito toneladas de tubérculos na ilha de Santo Antão, até este momento.

O milho adquirido na Fogo através de aliança de produtores está sendo processado (milho cochido) e embalado para as cantinas escolares das ilhas do Fogo, Brava e Santiago (concelhos do interior), enquanto as mais de oito toneladas produzidas, processadas e comercializadas em Santo Antão (tubérculos e cenouras) destinam às cantinas da própria ilha, sendo que no total os contratos de fornecimento ultrapassam os três mil contos.

Os beneficiários são as crianças do pré-escolar e do ensino básico obrigatório, num total de aproximadamente 50 mil, sendo que mais de 12 mil são dos três concelhos de Santo Antão e mais de 37 mil das ilhas do Fogo, Brava e Santiago (excepto concelho da Praia).

O projecto, segundo o coordenador do CERAI, foi lançado há dois anos na ilha do Fogo e desde então conta com a participação da FICASE, dos Ministérios da Agricultura e Ambiente e da Educação e das câmaras municipais, contando com a contribuição de 15 associações de desenvolvimento local e de 60 produtores das duas ilhas.

Este salientou que o projecto é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pela Agência Regional para a Agricultura e Alimentação (ARAA) da CEDEAO, mas a FICASE, através do seu programa alimentar e de saúde escolar aumentou o valor deste projecto, através de estabelecimento de contratos para fornecimento/abastecimentos de produtos.

O administrador da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (FICASE) Adylson Silva, indicou que a sua instituição está engajada neste projecto, porque é sua preocupação abastecer as cantinas escolares com géneros de qualidade e, preferencialmente, locais.

“Abraçamos este projecto e continuaremos a dar segmento a esta iniciativa”, disse o administrador, esperando encontrar soluções para alguns constrangimentos que poderão ter no futuro, observando que vai-se começar com um produto, mas almejam ter uma variedade de produtos fornecidos pelos agricultores e produtores nacionais, nas cantinas e nas ementas.

O delegado do Ministério da Educação de São Filipe, Emanuel Barbosa, destacou a importância da alimentação no processo de ensino/aprendizagem, sobretudo uma alimentação variável, saudável e adequada, que considerou ser de “extrema importância para o processo de ensino/aprendizagem e um passo gigante para o sucesso dos alunos”.

Já o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Jaime Ledo de Pina, destacou o papel do CERAI na criação de aliança dos produtores para fornecimento, apelando as instituições a aproveitarem da experiência do CERAI em vários domínios.

“A lei e o programa de alimentação e saúde escolar e o desafio da compra local de produtos” e o projecto “práticas agro-ecológicas resilientes e comercialização participativa como instrumento de nutrição escolar e de segurança alimentar comunitárias para as populações rurais das ilhas de Santo Antão e Fogo” foram os painéis discutidos na mesa redonda.

JR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos