São Filipe, 28 Jan (Inforpress) – O projecto agenda comum de género do Fogo – mulheres líderes para agenda 2030 é encerrado hoje, contando com as presenças do ministro da Família e Inclusão Social e do chefe do escritório Conjunto do PNUD/UNICEF/UNFP.
A agenda comum de género mulheres líderes para agenda 2030 é um instrumento que permite dar “maior visibilidade” às preocupações visando colmatar a sub-representação das mulheres nos diferentes níveis de tomada de decisão política, segundo uma nota de imprensa.
A agenda foi definida e desenhada com a finalidade de estabelecer uma plataforma de advocacia, integrando um conjunto de demandas para a realização de acções que permitam uma maior participação das mulheres nos processos de tomada de decisões.
De acordo com o documento, trata-se de uma agenda não partidária que se posiciona sobre questões fundamentais para o desenvolvimento territorial e de políticas públicas para a promoção da igualdade de género.
Este projecto foi uma iniciativa do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e equidade de Género (ICIEG) e da Direcção Nacional de Planeamento, do Ministério das Finanças, através do programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 2030, em Cabo Verde, contando com assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do governo do Luxemburgo e do Fundo Canadiano para iniciativas locais.
Além de participar no encerramento do projecto, na sua primeira visita à ilha, enquanto ministro da Família e de Inclusão Social, Fernando Elísio Freire tem agendado um encontro de trabalho com o presidente da câmara de São Filipe, encontro com a equipa técnica do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescência (ICCA) e uma visita ao centro de dia Nha Narina deste instituto.
Por sua vez, o chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Steven Ursino, além de participar na cerimónia do encerramento do projecto, tem agendado encontros com objectivo de fazer o seguimento do trabalho do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objectivos 20/30 em Cabo Verde no município de São Filipe.
Deve visitar o projecto “Frutifogo nós riqueza”, de impacto em São Filipe, e o Gabinete de Desenvolvimento Regional Fogo e Brava, para se inteirar do andamento do Projecto Regional do Fogo.
JR/AA
Inforpress/Fim