Fogo: PM diz que Governo está a cumprir aquilo que prometeu para Chã das Caldeiras

São Filipe, 31 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou sábado, depois de inteirar-se do andamento dos trabalhos do projecto das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras, que o seu Governo está a cumprir aquilo que prometeu para Chã.

Acompanhado das ministras das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, e da Justiça e Trabalho, o chefe do Governo disse que as obras estão a decorrer “em bom ritmo”, nomeadamente os arruamentos e calcetamento, assim como as redes de água e de electricidade que depois vão chegar às casas das pessoas.

“Todo o trabalho está sendo feito para que Chã das Caldeiras seja um ponto de referência, no Fogo e para as pessoas que vivem na ilha, para a produção e também para o turismo”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

Fez saber que os loteamentos estão feitos e são mais de 60 lotes em Portela e Bangaeira, esperando que as novas construções sejam devidamente adaptadas e enquadradas dentro da envolvência que se quer de qualidade.

Os lotes de 220 metros quadrados estão devidamente marcados e identificados e serão disponibilizados nos próximos dias aos beneficiários, assim como três tipologias para a construção que as famílias contempladas terão de escolher.

No quadro dos arruamentos estão previstos a construção de duas ruas pedonais, uma em Portela e outra em Bangaeira, assim como praças nas duas localidades.

O primeiro-ministro indicou que depois segue a construção do centro de saúde cuja obra deverá arrancar brevemente, o complexo escolar está em construção e sua conclusão será dentro de pouco tempo, isto para além de todo o trabalho feito na rede viária.

O acesso de Piorno a Campanas de Cima está em construção e com isso o seu governo está a cumprir, no essencial, aquilo que prometeu a Chã das Caldeiras, lembrando que foi concluída a parte de acesso à água.

Tudo isso, sublinhou, fez com que a população se sinta muito mais beneficiada do que aquilo que encontrou em 2016, com uma diferença muito grande em relação à infraestruturação e à qualidade que vai permitir esta zona ser uma referência, não só para o Fogo como para Cabo Verde.

O primeiro-ministro apontou como que as redes técnicas de água e electricidade devem ficar concluídas ainda no primeiro semestre, entre Abril e Maio, e a estrada de ligação Piorno a Campanas de Cima brevemente estará concluída e vai-se a entregar a população uma Chã das Caldeiras totalmente diferente e com muito mais qualidade.

A iluminação pública, segundo o mesmo, será para fazer a sinalização dos acessos e das estradas e a poluição ambiental estará devidamente salvaguardada.

Questionado sobre a construção da adega definitiva, anunciada há mais de dois anos, Ulisses Correia e Silva salientou que a adega definitiva já devia estar com avanços significativos, mas que o Governo chegou a um acordo com os produtores de que valia a pena melhorar e fazer mais investimentos na adega que foi construída do que estar a construir uma nova adega, sublinhando que na altura própria será analisada se há a necessidade ou não de construir a adega definitiva.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos