Fogo: Primeira fase de corrida de cavalos conta com doze cavalos de cinco ilhas

 

São Filipe, 27 Abri (Inforpress) – A primeira fase da corrida de cavalos, uma das componentes mais atractivas das festas do Dia do Município e da bandeira de São Filipe, que se realiza hoje, conta com a participação de 12 cavalos representando cinco ilhas.

Do total dos cavalos inscritos, sete são da ilha do Fogo, nomeadamente Armando Cunha, Falcão, Vingança, Rolex, Lura, Catita e Tripolia, dois da ilha de Santiago (Gladiator e Tahity) e um de São Vicente (Criston), outra da Boa Vista (Red Bulet) e outro de Santo Antão (Don Pablos).

Os cavalos Gladiator, Tahity, Don Pablos e Tripolia participam pela primeira vez na tradicional corrida das festividades de São Filipe.

O sorteio foi realizado na tarde de quarta-feira e os cavalos foram agrupados em quatro séries de três, sendo que os primeiros classificados de cada série apuram-se de forma automática para a fase final e os dois melhores segundos classificados vão passar para a fase final.

A primeira série é constituída pelos cavalos Armando Cunha, Falcão e Red Bulet, a segunda por Vingança, Gladiator e Don Pablos, a terceira por Rolex, Criston e Tripolia, e a quarta e ultima série pelos cavalos Lura, Catita e Tahity.

A prova realiza-se no hipódromo a partir das 15:00, sendo que o valor dos prémios mantem-se e são no valor de 250, 200, 180, 150, 130 e 100 mil escudos para os seis primeiros classificados respectivamente.

Além da prova de hipismo, para esta quinta-feira estão programados um conjunto de actividades, como as feiras de produtos agro-industriais e derivados e de saúde, assinatura do protocolo de geminação entre o município de São Filipe e o Ayuntamiento de Teguise (Lanzarote, ilhas Canarias), encontros do Banco Comercial do Atlântico com os emigrantes.

Igualmente esta quinta-feira dá-se início à parte relativa ao ritual da bandeira com a realização de pilão para preparação do milho para confecção de xerém, um dos pratos tradicionais e obrigatório em qualquer festa da bandeira.

No período nocturno, as atenções estarão voltadas para o Presídio, palco das principais actividades culturais, com baile de conjunto que contará com participação de grupos/artistas como o Eco 9.1.2, Charbel e Lejemea, Cordas do Sol, Jorge Neto e Grace Évora.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos