Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Presidente da República disponível para acompanhar acção governativa até o último dia do seu mandato

São Filipe, 06 Set (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que iniciou hoje uma visita de três dias à ilha do Fogo, disse estar disponível, para até o último dia do seu mandato, acompanhar a acção governativa.

O PR que iniciou a sua visita pelo município de São Filipe, disse que a ilha do Fogo é “importante para o quadro nacional”, pelo seu percurso histórico e pela sua simbologia no plano da história, cultura, literatura e com três municípios, razão pela qual se justifica que antes do término do seu segundo e último mandato pudesse fazer a visita a esta ilha.

Este sublinhou que trata-se de uma visita para contactos com as autoridades municipais, salientando que já se encontrou com as autoridades municipais de São Filipe que deram a sua visão sobre o município e a ilha, os projectos em curso e em carteira, mas também visitas aos trabalhos de requalificação urbana, as infra-estruturas culturais e desportivas, como o museu, centro cultural, pavilhão desportivo e o Estádio 05 de Julho.

Questionado se haverá tempo para poder influenciar o Governo no sentido de resolver alguns problemas colocados, Jorge Carlos Fonseca disse que na próxima sexta-feira, 10, terá um encontro com o primeiro-ministro e que as questões colocadas serão abordadas, sem prejuízo de as mais específicas serem analisadas com os respectivos ministérios da tutela da Cultura e do Desporto.

“Há problemas mais gerais do património imaterial nacional e com aspiração de ir mais longe”, referiu Jorge Carlos Fonseca, reafirmando que “até o último dia” manterá a disponibilidade de “acompanhar a acção governativa, ouvir as entidades municipais e trocar impressões com o Governo e ver em que medida pode ajudar a resolver os problemas, sempre na perspectiva que é fundamental haver um bom relacionamento entre o poder local e central”.

Durante uma curta sessão de trabalho com a equipa camarária de São Filipe, o presidente da autarquia convidou Jorge Carlos Fonseca a marcar presença em 2022 nas celebrações do centenário da elevação de São Filipe a categoria de cidade, convite que o mesmo aceitou e comprometeu-se em tudo fazer para estar presente em algumas das actividades que vão decorrer ao longo do ano.

Nuías Silva que indicou um conjunto de projectos que a câmara pretende implementar e pediu a intervenção do Presidente da República junto do Governo para o acelerar de algumas acções, nomeadamente da requalificação do centro histórico, para que em 2022 possa ter uma cidade completamente requalificada.

O Presidente da República foi recebido no átrio do edifício dos Paços do Concelho com músicas, interpretadas por alunos da escola de música de Beltchés.

Amanhã, Jorge Carlos Fonseca estará no município de Santa Catarina do Fogo.

JR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos